Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Outubro Rosa: Secretaria Municipal de Saúde do Município de Marcolândia-Piauí promove mais um dia com diversas ações na prevenção ao Câncer de Mama e colo do útero


A prefeitura de Marcolândia que tem como Prefeito, Francisco Pedro de Araújo "Chico Pitu", por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abraçou a campanha de prevenção ao Câncer de Mama, o “Outubro Rosa”, e preparou uma ampla programação nas Unidades de Saúde do município, durante os dias 14 à 29 de outubro serão realizadas diversas ações para conscientizar os cidadãos sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e ainda orientar sobre tratamentos.
Na manhã desta quinta-feira (17) as equipes 1 e 3 promoveram o dia D do Outubro Rosa e prestaram assistência nas ações desenvolvidas entre elas:
. AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL e AFERIÇÃO DA GLICEMIA
. TESTES RÁPIDOS DE HIV, SÍFILIS E HEPATITES
. APLICAÇÃO DE FLÚOR E AVALIAÇÃO DENTÁRIA
. EXAME PREVENTIVO DO COLO DO ÚTERO
. EXAME CLÍNICO DAS MAMAS
. VACINAÇÃO
. ATUALIZAÇÃO DO CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE entre outros.

O prefeito Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu” ressalta a importância de realizar ações voltadas à saúde da mulher. “É o mês onde abraçamos a campanha e atuamos de forma ainda mais reforçada na prevenção e no diagnostico precoce da doença. Durante o mês de outubro o município de Marcolândia está promovendo diversas ações voltadas para a saúde da mulher e isso é um avanço muito grande quando falamos de prevenção e tratamento. Com essas ações abrangemos atendimentos com a sua saúde da mulher, levando mais qualidade na assistência em saúde para o público feminino”, frisou o Prefeito Chico Pitu.
“Vamos compartilhar informações sobre as doenças, promovendo a conscientização e ainda proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico. Vamos reforçar neste mês a importância dos cuidados com a saúde da mulher e que diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz”, ressaltou a Nutricionista Drª Julianny Diniz em entrevista ao Blog Chagas Fotografias.
O secretário municipal de Saúde, Gilmar Coutinho “Dibá”, enfatizou que o Outubro Rosa é uma oportunidade de colocar em evidência uma das doenças que mais atinge as mulheres no Brasil. “A conscientização sobre o câncer de mama vai além da realização da mamografia anual, ela tem como propósito ressaltar a importância do diagnóstico precoce, através da avaliação de exames físicos e clínicos, incentivando as mulheres a manterem hábitos de vida saudáveis e fornecendo informações sobre o tratamento e controle da doença”, destacou.
Equipe 1 e 3
Coordenadora da Atenção Básica- Laís Teixeira

Coordenadora de Saúde Bucal - Shamia

Enfermeiras
Mônica Rejane
Vera Dias

Odontólogos
Felipe
Mariana
José Roberto

Auxiliar de Saúde Bucal
Cristiane
Irlani
Fátima

Agente comunitário de saúde
Keyth
Marcelo
Erivan
Edilania
Maria
Arlene
Aparecida
Teresa
Eliane
Valdimiro
Irenilda

Técnicos de Enfermagem
Antônia Diniz
Rita
Antônio José
Mara

Atendentes
Rosimar
Tânia
Jandicleia

Sala de vacina
Ednalva


Serviços gerais
Neta
Fernanda
Elisfátima

Fisioterapeuta
Jeydson

Dra Laura

Atendente de farmácia
Fátima

Motorista
Élio
Manoel

Operadores de sistemas
Lisandra
Stanley
Luana
Miguel
Igla

Fonte e Fotos:Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário