Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Em alusão ao Dia do Idoso, CRAS de Marcolândia-Piauí promove palestra


A prefeitura de Marcolândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou na manhã desta quarta-feira (30), uma palestra em alusão ao Dia do Idoso, uma atividade com usuários assistidos pelo órgão. A palestra foi conduzida pela advogada Drª Jéssica, na ocasião, a palestrante falou sobre o Estatuto do Idoso e sobre os direitos os que as pessoas idosas têm, mas não sabem.
Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Lara Nicoly, a importância de realizar palestras como esta, nos permite criar ações que visam garantir os direitos sociais da pessoa idosa, levando informações sobre seus direitos. “Proporcionar sua integração e atuação no território, promovendo sua interação mantendo os socialmente e acima de tudo garantir o direito ao convívio familiar e comunitário”, destacou Lara.
Ainda segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Lara Nicoly, essas ações promovidas têm o objetivo de chamar a atenção para a valorização e estímulo da pessoa idosa, tendo em vista a inserção da terceira idade nos diversos espaços da sociedade. “Os idosos merecem ser respeitados como pessoas ainda cheias de vida, sonhos e desejos como qualquer outro cidadão. É extremamente importante lembrar, que no processo de envelhecimento, o papel da família é fundamental, no sentido de acolher a pessoa, promovendo, assim, o seu cuidado, tanto físico quanto emocional” reforça Lara.
Para a coordenadora do CRAS, Naiana Andrade, muitos idosos não conhecem os próprios direitos, principalmente em relação a maus tratos, sobre aposentadoria, saúde e outros itens básicos. Ela avalia de forma positiva a ação. “Nosso objetivo foi alcançado, que era orientar os usuários dos nossos serviços que, por falta de informação, não sabem dos próprios direitos. Com a palestra eles tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais”, ressaltou.

O Estatuto do Idoso tem como objetivo promover a inclusão social e garantir os direitos desses cidadãos uma vez que essa parcela da população brasileira se encontra desprotegida, apesar de as estatísticas indicarem a importância de políticas públicas devido ao grande número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil.


A palestra que foi conduzida pela Drª Antônia Jessica do Nascimento Silva, onde ela explicou e tirou duvidas sobre direitos da pessoa idosa, teve o objetivo de ampliar as informações acerca dos direitos desta população, auxiliando na identificação de situações que possam violar estes direitos e quais os mecanismos existentes para combater e inibir as violações dos direitos da população idosa.
A palestra faz parte de um conjunto de ações da Secretaria Municipal de Assistência Social destinado a população idosa em alusão ao Dia Mundial do Idoso.

Estiveram presentes no encontro a Secretária Municipal de Assistência Social, Lara Nicoly, as assistentes sociais: Islamara Coelho, Ednalda Queiroz, a estagiária Natália Ramos, a psicóloga Amanda Brito e a coordenadora do CRAS, Naiana Andrade.

Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias


Nenhum comentário:

Postar um comentário