Goverdo do Estado do Piauí

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Ações de promoção de saúde marcam mais um dia de campanha “Outubro Rosa” em Marcolândia-Piauí


O município de Marcolândia que tem como gestor, Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu” sempre presente ao outubro Rosa, movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama, realizou na manhã desta terça-feira (15) na ESF Ana Josefa Ramos (UBAS), mais um dia de ações voltada ao Outubro Rosa, onde a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou transportes para a zona rural para que as mulheres viessem até a sede do município para participar de mais um dia de ações onde as mulheres realizaram:
. AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL e AFERIÇÃO DA GLICEMIA (Técnico de Enfermagem Daris)
. TESTES RÁPIDOS DE HIV, SÍFILIS E HEPATITES (Técnica de Enfermagem Lucia Felix)
. AVALIAÇÃO NUTRICIONAL- peso, altura e IMC (DRª Julianny Diniz - Nutricionista)
. APLICAÇÃO DE FLÚOR E AVALIAÇÃO DENTÁRIA (DRª Leontina Alencar- Odontóloga)
. EXAME PREVENTIVO DO COLO DO ÚTERO (Enfermeira Waneska Feitosa)
. EXAME CLÍNICO DAS MAMAS (DRª Ednória Saraiva - médica).
 A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Sensibilizar a comunidade para os cuidados com a doença e importância do diagnóstico precoce.
Durante os dias 14 à 29 de Outubro, as Unidades de Saúde da Rede de Atenção Básica vão desenvolver atividades sobre o tema, como palestras, rodas de conversa ou discussões em grupos de promoção em saúde.

“A campanha pretende reforçar a prevenção no cotidiano das mulheres, realizando exames, principalmente, voltados ao câncer de mama e de colo de útero. Este é um momento muito importante e enquanto mães, filhas e amigas precisamos ser protagonistas dessa mudança de consciência, cuidando da nossa saúde, pois o bem-estar das mulheres reflete, diretamente, nas famílias onde elas estão inseridas, servindo de exemplo para que os outros familiares também desenvolvam atitudes de prevenção”, disse a Nutricionista Drª Julianny Diniz.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Gilmar Coutinho “Dibá”, a iniciativa do movimento traz luz à importância da prevenção do câncer tanto para as mulheres quanto para os homens. “Quero parabenizar o movimento Outubro Rosa e todos os profissionais da saúde pelo seu excelente trabalho junto à população feminina. Sabemos do sofrimento causado pelo câncer de mama e da importância do diagnóstico precoce para o tratamento”, disse Dibá.

Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias


Nenhum comentário:

Postar um comentário