Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sábado, 11 de maio de 2019

Prefeitura Municipal de Marcolândia- Piauí realiza dia “D” da vacinação antirrábica


A Prefeitura Municipal de Marcolândia e a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária promoveram neste sábado (11) a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos.

De acordo com a Vigilância Sanitária, a raiva é uma zoonose fatal que pode ser transmitida através da mordida ou arranhadura do animal que está contaminado. Quando isso acontece, os animais perdem a capacidade física e psíquica deixando o animal abatido, agressivo e irritadiço.
Não existe cura e nem tratamento para raiva. A doença só pode ser evitada com a vacinação do animal, que deve ser feita pela primeira vez aos três meses de vida, e depois anualmente. Os animais só não são imunizados caso estejam doentes ou no último mês de gestação.
A meta é vacinar 1.000 mil animais entre cães e gatos. “É uma mobilização de extrema importância. A vacinação anual obrigatória tem como objetivo garantir o controle da raiva nos cães e gatos e evitar que a doença atinja a população humana”,destaca o Coordenador da Saúde, Dr.Corinto.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Gilmar Coutinho “Dibá”, após vacinarem os animais da zona urbana será a vez dos animais da zona rural receber a vacinação.
“Manter cães e gatos vacinados deve ser uma responsabilidade, afinal trata-se de uma questão de segurança tanto para o animal tanto paras as pessoas que convivem com o bicho. O risco de contágio é grande e a “raiva” é bastante agressiva e fatal. O cuidado com a vacinação deve ser em qualquer época do ano,” relatou o Secretário Municipal de Saúde, Gilmar Coutinho “Dibá” que acompanhou o trabalho da turma da saúde na vacinação.

Fonte e Fotos:Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário