Goverdo do Estado do Piauí

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

SIMÕES-PI | IV SEMANA DO BEBÊ COM O TEMA: CUIDAR DA PRIMEIRA INFÂNCIA, PAPEIS DIVERSOS E AMOR DE TODOS

A semana do bebê é uma das principais estratégias do selo UNICEF para assegurar a atenção adequada a criança de até 06 anos. Tem como objetivo tornar a sobrevivência e o desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, formação de vínculo e estimulação do bebê, entre outros.

Os cuidados com a saúde do bebê durante os primeiros anos de vida são essencialmente para garantir seu desenvolvimento integral, Por isso é muito importante que o município desenvolva políticas voltadas para a primeira infância e dessa forma assegurar uma vida melhor para os nossos meninos e meninas. Este evento tem apoio de todas as secretarias e da prefeitura de Simões-PI.
Isamária Dantas – 1ª dama e secretária de saúde, após cumprimentar a todos, justificou a ausência do prefeito Zé Wlisses, pois o mesmo está de viagem a trabalho a Teresina-PI.

Isamária, falou que a secretaria de saúde está sempre pronta para estar desenvolvendo ações voltadas para a saúde do povo e agora de modo especial para as crianças, principalmente da primeira infância que é uma idade de grande importância para o desenvolvimento e para garantir um futuro melhor. Falou também que as gestantes vão receber orientações numa palestra com a enfermeira Renata. Disse também para que os pais e todos os setores da sociedade se envolvam nesta causa, pois é responsabilidade de todos, pois todos são cuidadores das crianças.

Durante toda semana haverá trabalho nas ESFs desenvolvidos para as crianças, melhorando assim as condições de vida, sobrevivência, saúde, e direitos para que elas possam serem adultos saudáveis.

Isamária, reiterou sua fala verbalizando que a secretaria municipal de saúde, abriu uma sala de testes rápidos de HIV na unidade mista de saúde. Esta é uma medida de proteção para as crianças, pois todas as crianças merecem ser protegidas, inclusive do HIV. Isamária, falou também sobre o programa CRIANÇA FELIZ de Simões-PI,que foi reconhecido em destaque a nível nacional, isso é muito gratificante, finalizou.
Renata Sulamita - fez uma roda de conversa para gestantes, todas tiveram vez e voz para discutir sobre o assunto e externar seus pensamentos colocando-os em discussão.

Houve também uma divertida brincadeira com a música da pisadinha, onde todas dançaram, sorriram e se confraternizaram. A roda de conversa foi conduzida por Renata Sulamita - enfermeira da estratégia saúde da família e coordenadora do programa nacional de imunização no município. A conversa debateu temas relevantes para gestantes e puérperas, como: tipos de parto, aleitamento materno exclusivo, higiene do bebê, vacinação, cólicas do bebê, choro do bebê, puerpério e etc.

As gestantes e puérperas participaram ativamente da roda de conversa, colocando seus conhecimentos e experiências sobre os assuntos abordados. A enfermeira conduziu a conversa, complementando com as informações necessárias e esclarecendo alguns mitos. Houve entrega dos kits de enxoval que agora também contam com repelente e preservativo para prevenção de Zika Vírus.
Terezinha Carvalho – Coordenadora de cultura e articuladora do selo UNICEF para Simões-PI, fez uma explanação geral sobre o assunto. Terezinha Carvalho, vem desenvolvendo um trabalho bastante relevante em favor da crianças de Simões, pois a mesma também é coordenadora da banda marcial Avelar Dantas. Adolescentes do NUCA que são músicos da banda Avelar Dantas, fizeram uma apresentação musical executando a música asa branca de autoria de Humberto Teixeira com participação especial de Luiz Gonzaga.
Claudicéia Feitosa – secretária de assistência social - falou que as secretarias municipais vem trabalhando para a melhora dos índices, que se possa dar continuidade ao trabalho superando a cada dia as metas traçadas pelos os governos federal, estadual e municipal, com isso todos vão viver cada vez melhor.
FONTE - SIMÕES.PI.GOV.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário