Goverdo do Estado do Piauí

quinta-feira, 22 de março de 2018

Secretário de Desenvolvimento Rural do município de Marcolândia-PI, Reginaldo Sousa participa de reunião na cidade de Picos, sobre “Garantia Safra”


Na manhã desta quinta-feira (22), o Secretário de Desenvolvimento Rural da cidade de Marcolândia, Reginaldo Sousa juntamente com a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais  Jacirlene Lopes e o representante da EMATER José Aércio, participaram de uma importante reunião na cidade de Picos sobre o Garantia Safra.
A reunião é mais um exemplo das diversas já realizadas em vários municípios de todos os territórios piauienses, estratégia elaborada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) para organizar o andamento do Garantia-Safra em cada um dos municípios para safra 2017 e 2018, a fim de dar celeridade aos processos e garantir o maior número de participantes para a próxima etapa do programa.
Esteve presente na reunião o senhor Matias Ribeiro, coordenador do programa na SDR que destacou a importância do programa para o desenvolvimento rural do estado.
“O programa é realizado quando há uma participação efetiva e conjunta do governo federal, estadual e o municipal, e é bom saber que temos aqui a presença das prefeituras, EMATER, representantes de conselhos, sindicatos e cooperativas para que possamos contribuir com a execução desse programa de política pública para agricultura familiar. São reuniões como essa, que ajudam e organizam e fazem com que o Garantia Safra chegue até aquele pequeno produtor, essencial para a economia e desenvolvimento do nosso estado.”
Segundo o Secretário de Desenvolvimento rural, Reginaldo Sousa, que participou da reunião a qual o mesmo também representou o Prefeito de Marcolândia, Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu”, ele explica que o programa tem como objetivo garantir condições de sobrevivência para agricultores familiares que vivem em municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra em função da seca. O Garantia-Safra é uma das políticas da SEAD fundamentais para os agricultores de baixa renda que vivem no Semi-areado Brasileiro.
Esse é um recurso que chega diretamente ao agricultor familiar que teve perda de safra em função da seca no momento que esse agricultor deveria colher seu alimento, mas não conseguiu produzir. “O Garantia-Safra contribui, desta forma, para mitigar o efeito da seca na renda desses agricultores que já é baixa; para diminuir a insegurança alimentar e, conseqüentemente, contribui na ampliação da cidadania dessas pessoas que vivem em região no qual as condições climáticas são irregulares no tempo e no espaço”.
Por esse motivo a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), liberou o pagamento do Garantia-Safra, relativo a safra 2016/2017. 
O Garantia-Safra tem o valor de R$850 e é concedido em cinco parcelas de R$170. O benefício é para agricultores cadastrados no programa, que moram em municípios cuja perda da produção agrícola tenha sido de ao menos 50% devido à seca. O recurso pode ser retirado em qualquer agência lotérica ou bancária da Caixa Econômica Federal, de acordo com o calendário de pagamento de benefícios sociais. Portanto a primeira parcela do Garantia Safra do município de Marcolândia já encontra-se liberado para os cadastrados.

Fonte: Blog Chagas Fotografias


Nenhum comentário:

Postar um comentário