Goverdo do Estado do Piauí

segunda-feira, 26 de março de 2018

Secretária Municipal de Educação do município de Marcolândia-PI, Armandina Vieira de Araújo, participa do I Encontro Formativo do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular em Brasília


A Secretária Municipal, Armandina Vieira de Araújo juntamente com mais 21 pessoas que estão representando o estado do Piauí, participam de 26 a 28 de março, em Brasília no auditório do centro de convenções do I Encontro Formativo do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) - Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O objetivo do evento, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), é orientar as equipes técnicas e de gestão das unidades federativas, na elaboração e revisão da proposta curricular alinhada à BNCC.
A BNCC será referência comum obrigatória na organização dos currículos escolares, visando promover maior equidade e qualidade do ensino no país. Além da elaboração dos currículos, também estão entre as demandas consideradas prioritárias pelo MEC, em relação ao processo de implementação da BNCC, a adequação dos materiais didáticos, da formação de professores, além do monitoramento e das avaliações.
No encontro, que conta também com representação da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí serão realizadas oficinas a discussão sobre o currículo da educação infantil e do ensino fundamental. Os grupos de trabalho serão divididos por componentes curriculares: linguagens; matemática; ciências humanas; ciências da natureza; ensino religioso; e educação infantil.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Armandina Vieira de Araújo, o processo no estado está em fase de estudos e preparação para reestruturação, “adequando o currículo das escolas piauienses ao que foi proposto pela Base. Neste encontro, esperamos discutir e nivelar com os demais estados como será a construção desse currículo. A construção será conjunta: MEC, estados e municípios”, relatou.
A BNCC é um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas públicas e privadas de ensino de todo o Brasil, trazendo os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens pretendidas para as crianças e jovens em cada etapa da educação básica. O objetivo é promover maior igualdade e qualidade do ensino no país, por meio de uma referência comum obrigatória.
O documento foi construído ao longo de mais de três anos, sob a coordenação do Ministério da Educação, com a colaboração de milhares de educadores, especialistas e acadêmicos de todas as regiões brasileiras. Os ajustes mais recentes feitos à Base trouxeram avanços expressivos em áreas como tecnologia e língua portuguesa na qual a cidade de Marcolândia representada pela Secretária Armandina Vieira juntamente com as cidades Domingos Mourão e Água Branca estão fazendo parte da equipe de redatores do Currículo Piauiense.
Fonte: Blog Chagas Fotografias


Nenhum comentário:

Postar um comentário