Goverdo do Estado do Piauí

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Famílias passam dois dias em fila para conseguir vaga em creche de Picos


As matrículas para as escolas da rede municipal de ensino de Picos começam apenas nesta terça-feira (09), porém, em algumas unidades os pais e responsáveis pelas crianças estão desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (08) na fila. O objetivo é conseguir uma vaga no “maternalzinho”.
Na creche Doroteia Cristo, situada no bairro Boa Vista, cerca de cem pessoas montaram acampamento na calçada do prédio ainda durante a madrugada. As primeiras mães chegaram às 4h para garantir uma das vagas oferecidas para crianças da faixa etária atendida pela unidade.
IrregularidadesA situação, segundo alguns pais que pediram para não terem seus nomes revelados pela reportagem do Grande Picos, se agravou após a comunidade receber a informação de que algumas pessoas já estariam com vagas reservadas na instituição e, por isso, não haveria a necessidade de enfrentarem fila.
Quadro de vagas – Foto: Assis SantosA informação provocou revolta entre os pais e responsáveis que procuraram a unidade de ensino. A mãe de um aluno classificou a situação como humilhante.
“O meu sentimento é de revolta e indignação. Eu estou aqui desde as primeiras horas da manhã, moro na rua onde se localiza a creche e minha filha corre o risco de ficar de fora da escola, enquanto há comentários de que outras que nem aqui residem já estão com as vagas garantidas”, desabafa a mãe.
Chateado com a situação, o pai de um aluno revelou que teve que se ausentar do trabalho para não ver seu filho ficar sem estudar. “É complicado, eu vou perder dois dias de trabalho e ainda sei que posso não conseguir uma vaga para o meu filho, além de ver quem não fez esse esforço já ter a vaga garantida, é revoltante”, desabafa.
Fila começou ainda durante a madrugada – Foto: Assis SantosOutro ladoA supervisora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Roseli Moura, disse que desconhece a denúncia feita pelos os pais. Ela informou que o órgão vai ofertar vagas para o ensino infantil nas unidades dos bairros Belo Norte, DNER, Junco, Morada Nova, Morada do Sol, Morro da Macambira, Paroquial e Pantanal.
Roseli destaca que houve a expansão da oferta de vagas em atendimento às metas do Plano Nacional de Educação (PNDE). “Nós estamos apelando aos pais que procurem as escolas mais próximas, pois estas irão oferecer as mesmas condições da creche do bairro Boa Vista”, pontua.
Quanto à irregularidade apontada pelos pais na fila de espera, Roseli descarta qualquer possibilidade de fraude no ato das matrículas. “Eu desconheço, até mesmo porque nós temos um edital de matrículas que rege todo o processo. E nele está definido que o início das matriculas ocorrerá a partir do dia 9”, conclui.
Roseli Moura ressalta que a Secretaria de Educação está aberta a esclarecer qualquer dúvida por parte da comunidade escolar.
Fonte e fotos: Grande Picos

Nenhum comentário:

Postar um comentário