Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sábado, 25 de novembro de 2017

Novembro Azul – Prefeitura de Marcolândia-PI, através da Secretaria de Saúde promove palestra sobre o câncer de próstata

A Prefeitura de Marcolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta sexta-feira (24), uma palestra sobre o tema “Câncer de Próstata”, em alusão ao “Novembro Azul”, com o médico urologista, Dr. Nathanael Modesto,  a palestra foi realizada no CRAS.
A ação, aberta ao público, tem como objetivo alertar os homens para a necessidade de prevenção do câncer de próstata e de seu diagnóstico precoce. O evento integra atividades da Campanha “Novembro Azul” 2017, que neste ano tem o tema “Inteligente é Prevenir”, e conta com o apoio da Prefeitura de Marcolândia.
O câncer de próstata é um tumor exclusivo dos homens, que acomete a próstata, uma glândula muito pequena que se localiza abaixo da bexiga e à frente do reto, parte baixa do abdômen. A próstata é essencial para a capacidade reprodutiva dos homens, pois sua secreção nutre e protege os espermatozóides.
Segundo o médico urologista, Dr. Nathanael Modesto, o câncer de próstata é ainda mais incidente que o câncer de mama das mulheres, porque a maioria dos homens ainda se mostra bastante resistente quando o assunto é cuidar da saúde e, portanto, convencê-los de que a prevenção é o melhor caminho para viver mais e melhor é um desafio que atravessa gerações.
Além da palestra se orientação, que foi ministrada pelo médico urologista Dr. Nathanael Modesto foi oferecido o exame PSA.

 O Dr. Nathanael afirma que o preconceito deve ser deixado de lado, pois a prevenção é mais importante do que a vergonha. “Os sintomas relacionados ao problema da próstata são obstrutivos. Aquele homem que está sentindo alguma dificuldade para urinar; aquele homem que apresenta problemas relacionados a ereção ou a qualidade da vida sexual; dores na região do períneo; tudo isso pode ser sugestivo a uma doença da próstata e uma Unidade de Saúde deve ser procurado mais breve. Quanto antes iniciado o tratamento, melhor”.
Fonte e Fotos:Blog Chagas Fotografias


Nenhum comentário:

Postar um comentário