Goverdo do Estado do Piauí

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Prefeitura Municipal de Marcolândia-PI, através da Secretaria Municipal de Educação vivencia o Projeto ‘Viva o Semiárido’ e realizam formação para 30 professores no município

Com o objetivo geral de contribuir para a redução dos níveis de extrema pobreza da população rural do semiárido, por meio do incremento das atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores rurais. Teve início nesta segunda-feira (28/08), na Câmara Municipal de Vereadores, no município de Marcolândia, a capacitação de professores em Educação do Campo e Contextualizada, que dará suporte teórico ao planejamento e a realização da formação de professores, num total de 30 educadores, das escolas municipais.O projeto possui três etapas e um deles é o de desenvolvimento social e humano, que abrange empreendedorismo e educação,o projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado para contribuir para a redução da pobreza da população rural do semiárido.Participaram da solenidade de abertura, o Prefeito, Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu” (PT), Vice-prefeita,Vanete Rodrigues, a Secretária Municipal de Educação, Armandina Vieira de Araújo, Secretário de Desenvolvimento Rural, Reginaldo Sousa, Secretário das Cidades, Chagas Ramos, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais,Jarcilene Lopes, os Vereadores:Dunga,Birica,Robério entre outras autoridades.Na solenidade de abertura, alunos da rede municipal fizeram uma coreografia com uma música regional. Em entrevista a Secretária de Educação, Armandina Vieira de Araújo falou da importância do projeto no município. “O projeto Viva o Semiárido está trazendo a capacitação de professores/educadores, no município. O projeto visa fortalecer o sistema organizativo, o sistema produtivo de convivência com o semiárido, onde a convivência nos levar a acreditar que o semiárido é uma região muita rica.
Como educadora estou plenamente feliz, satisfeita, com mais uma implementação desta natureza, porque a educação é um agente transformador. Hoje vimos chegar ao nosso município projeto como esse, que vai nos trazer vários benefícios para nossa região. Quero desejar a todos os professores que hoje estão aqui para serem capacitados, uma boa capacitação e que desenvolvam um trabalho a altura do projeto, pois este irá trazer ao nosso município bons resultados. Assim, sendo o meu desejo é de uma Marcolândia cada vez mais prospera e feliz”, pontuou.O Prefeito, Chico Pitu, disse abraçar a causa e apoiar enquanto gestor, “Nós sabemos que a finalidade maior deste projeto é diminuir as desigualdades dessa terra tão sofrida. Por esse motivo acolho a todo povo do semiárido”.A capacitação foi ministrada pela Drª Claudia Lima, “É de suma importância para o município uma capacitação como esta. A educação contextualizada é mais produtiva, espero que com essa formação de 40h tenhamos mais êxito e uma maior valorização do semiárido. Valorizar nossa cultura, conhecer nossas potencialidades e trabalhar isso com os alunos é gratificante e prazeroso, a formação para os professores é divida em três módulos: cada uma com 40 horas/aula, totalizando 120 horas”.

Fonte:Blog Chagas fotografias
Fotos:Via Whatsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário