Goverdo do Estado do Piauí

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Governador propõe programa que reúne qualificação e educação

O secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), Gessivaldo Isaías, participou, nessa quinta-feira (16), de audiência com o governador Welington Dias. Entre os assuntos tratados no enconto, a ampliação do programa Setre no Munícipios, por meio da oferta de novos cursos, e novas qualificações no estado.
O governador elogiou o trabalho realizado pelo secretário e pediu que as ações continuem sendo realizadas da melhor forma possível para incentivar a intermediação de mão de obra, o empreendedorismo e a economia solidária no estado. “Estou muito satisfeito com o trabalho da Setre, temos conseguido enfrentar a crise, qualificando os profissionais, estimulando o empreendedorismo e a economia solidária.”, disse o chefe do executivo estadual.
Para melhor atender a população, o governador pediu ainda que se realize, o quanto antes, uma pesquisa para saber quais atividades são bastante procuradas na prática, mas, que não há qualificação. Para que essas áreas sejam inseridas no mercado qualificado, será produzido um projeto da Setre junto à Secretaria de Estado da Educação para realizar os cursos e qualificar as pessoas envolvidas.
De acordo com Gessivaldo Isaías, inicialmente o governo irá investir 5 milhões no programa que será realizado nos municípios do Piauí e tem como objetivo qualificar teoricamente quem já possui a prática e incentivar a alfabetização e qualificação desses profissionais. “Todos nós conhecemos algum profissional que é muito bom na prática, mas não possui qualificação. Com isso, tem dificuldades de se encaixar no mercado de trabalho. Com esse investimento, vamos dar a esses profissionais a oportunidade de se certificarem”, acrescenta Isaías.
Segundo dados do Sine-PI, existe um grande número de profissionais que tem a habilidade prática, mas não possue a qualificação certificada. “Com esse novo programa, que irá envolver a Setre e a Secretária da Educação, esses profissionais passarão por testes de comprovação de conhecimento e depois por um curso com certificação na área que já atuam. O participante será ainda incentivado a participar de outros cursos ofertados e aqueles que ainda não concluíram os estudos também terão essa oportunidade”, explica o secretário.
Governo do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário