Goverdo do Estado do Piauí

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Piauí participa de inquérito sorológico para vacina contra a dengue

Piauí participa de inquérito sorológico para vacina contra a dengue
O Piauí iniciou, na segunda-feira (17), a coleta de amostras de sangue que devem ser incluídas na pesquisa para fabricação de uma possível vacina contra a dengue. O estudo tem apoio do Ministério da Saúde, foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo e está a cargo da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (APDM). Ao todo, o Piauí deve enviar 1.022 amostras de sangue de voluntários, em diferentes faixas etárias, em unidades do Estado e do município.
De acordo com o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, a expectativa é que se identifique os vírus circulantes nos Estados. “Circulam quatro tipos de vírus da dengue no país. Com a pesquisa, será possível identificar quais são os mais frequentes”, explica.
As amostras serão coletadas no Hospital Infantil Lucídio Portela e o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela. Pelo município de Teresina, as amostras serão nos hospitais do Parque Piauí, Promorar, Buenos Aires, Lineu Araújo e Dirceu Arcoverde.
O Laboratório Hermes Pardini é o responsável pela logística de coleta, acondicionamento e transporte de amostras de sangue e foi contratado por meio de licitação pela APDM.
Números da DengueO Piauí já registrou, até 12 de agosto, 5.365 casos confirmados de dengue, contra 5.409, em 2014. Dos números notificados, em 2015, somam-se 6.848, contra 6.591, em 2014.
Em Teresina, foram registrados dois óbitos por dengue grave, confirmados por critério laboratorial. O Estado confirmou ainda 38 casos de dengue com sinais de alarme e 19 casos confirmados como dengue grave, sendo que dois casos foram descartados.
Os municípios com maiores números de casos notificados.
Teresina = 4.290 casosPicos = 344 casosParnaíba = 197 casosOeiras = 100 casosSão Raimundo Nonato = 89 casosAlvorada do Gurguéia = 77 casosBarras = 68 casosUnião = 72 casosLuís Correia = 66Campinas do Piauí = 63

Fonte:Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário