Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sábado, 15 de novembro de 2014

Prefeitura de Marcolândia-PI, realiza encerramento da Primeira Semana do Bebê

Com uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, a I Semana do Bebê promovida pela Prefeitura de Marcolândia, através das Secretarias da Saúde,Educação,Assistência Social e Cultura realizou durante toda semana  a I Semana do Bebê em Marcolândia. Uma equipe multidisciplinar levou alegria, informação e promoveu diversas ações com foco na saúde, através de palestras,  atividades esportivas e lúdicas, sobre os cuidados de saúde na primeira infância, fortalecimento de vínculos e esclarecimentos sobre a garantia dos direitos para a mãe e o bebê.
Foi encerrada neste sábado 15/11/2014,depois de várias ações em todo município que objetivam tornar prioridade o direito a sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos.
A secretária municipal de educação Armandina Vieira de Araújo, lembrou que a disseminação da Semana do Bebê em Marcolândia  é compromisso com a saúde das nossas crianças. “Esclarecer sobre a importância do pré-natal e os cuidados que a gestante deve ter é nosso papel. O  CRAS do município também tem prestado um excelente serviço como ponto de auxílio para essas futuras mamães, isso nos enche de orgulho e mostram o comprometimento da atual gestão com o bem estar dos marcolandenses.
A articuladora do Selo UNICEF no município, Núbia Costa, informou que Marcolândia  tem promovido encontros com a finalidade de garantir o bem estar das gestantes e de seus bebês. “A nossa preocupação é constante e são realizadas frequentemente uma série de reuniões que trabalham diversos temas relacionados à gestação, parto, pós-parto e os cuidados com o recém-nascido”, destaca a articuladora.
 Estavam presentes a presidente do CMDCA Maria dos Remédios da C.Silva(Remedinha),a secretária de educação Armandina,a secretária de saúde Albetiza e toda equipe organizadora.
“Estou feliz em estar à frente de uma equipe formada por pessoas comprometidas em promover o bem e a melhoria de vida das nossas crianças”, disse Remedinha.
Nesta sexta-feira 14/11/,foi registrado o nascimento do ‘bebê-prefeito’ do município. O título é dado à criança que nasce durante a Semana do Bebê, que começou neste domingo (09) e seguiu até o sábado (15).
De acordo com a secretária municipal de educação, Armandina, o título  representa o esforço da administração em políticas públicas voltadas à primeira infância. “Esse prêmio simbólico quer dizer que para que esta criança viesse ao mundo foi preciso garantir políticas públicas como direito ao pré-natal, aos exames na gravidez e ao parto numa maternidade pública”, disse.
Toda equipe que organizou a semana do bebê deram as  boas-vindas ao pequenino, e a secretária de educação e primeira dama Armandina, que representou o prefeito Chico Pitu – ausente por motivos superiores. Ela entregou a chave da prefeitura ao novo marcolandense.
O recém-nascido, que é um menino, chama-se Pedro Lucas de Sousa  Evangelista,e já chegou ao mundo cercado de homenagens, entre elas, o título de Bebê-Prefeito.
A mãe do bebê, recebeu das mãos da secretária de educação Armandina  uma chave simbólica da prefeitura. “Para mim é uma sensação boa”, comemorou. E acrescentou: “É bom fazer o pré-natal para acompanhar a saúde do bebê e da mãe também”.

Essa Semana teve como objetivo mobilizar gestores públicos e a sociedade para assegurar o desenvolvimento saudável da criança em seus primeiros anos de vida, vínculo mãe-bebê para estimular o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e afetiva da criança. Também, para consolidar políticas que venham a assegurar que os direitos da primeira infância sejam cumpridos, respeitados e protegidos, garantindo os direitos da gestação a 1ª Infância de cuidados com a saúde do bebê.
Ainda para  encerrar a I Semana do Bebê, a Prefeitura de Marcolândia realizou aniversário coletivo de crianças que completaram o 1º ano de vida.

O blogueiro Chagas Fotografias esteve presente durante toda semana registrando todo o evento.

Fonte e Fotos:Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário