Goverdo do Estado do Piauí

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Marcolândia-PI, realiza semana do bebê com várias ações

A  prefeitura Municipal de Marcolândia está realizando a “1ª Semana do Bebê com o objetivo de garantir a todas as gestantes, puérpera e bebês de até 6 anos o direito ao pleno desenvolvimento de cada criança, desde a sua fecundação.
A  Secretária de Saúde Maria Albetiza,e as equipes de saúde 1,2,3 e 4, realizaram na última quinta-feira (13/11) uma palestra sobre a importância do acompanhamento Pré-Natal de qualidade. Entre os temas discutidos estavam: Aleitamento materno e importância da vacinação.
Segundo a Secretária de Saúde, que ministrou a palestra, a  alimentação suplementação de ferro é importante antes, durante e depois da gestação.
“A suplementação de ferro é fundamental para a formação do feto. A deficiência de ferro pode culminar com baixo peso ao nascer e aumenta o risco de mortalidade perinatal”, disse a enfermeira  Vera.
“O pai tem papel importante durante a amamentação, oferecendo apoio psicológico à companheira, dando forças e acalmando-a no ato da amamentação”,disse a enfermeira Mônica.
Já a enfermeira  Waneska destacou a importância do leite materno para a saúde do bebê.
“Pelo leite materno a criança recebe todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento saudável. Ele contém anticorpos importantes para a defesa do bebê”, salientou a  enfermeira Laís.
A Coordenadora da Atenção básica Ana Nobre , relatou que o pré-natal deve ser iniciado o mais precocemente possível, visando o desenvolvimento fetal saudável e um parto tranquilo.
“Estamos à disposição das gestantes em nossas unidades de saúde e sempre nos capacitando para melhor atendê-las,estamos trabalhando para melhorar a saúde de nosso povo. Essa é a orientação de nosso prefeito e estamos cumprindo com as determinações”, disse Dr. Corinto Matos.
A palestra foi muito produtiva, mostrando os melhores métodos para cuidar de um bebê, como meios de amamentar, como curar umbigo, vacinação e outros. Foi uma palestra dinâmica e bem organizada. Ao final tivemos uma confraternização com todos os integrantes e entrega de brindes e lanches para as mães e gestantes.
A palestra contou com a presença de todos que fazem a saúde no município de Marcolândia.
A secretária de Saúde, Maria Albetiza, agradeceu a presença de todos e de forma especial aos Agentes de Saúde pela assistência oferecida as gestantes e aos bebês. Ela chamou atenção para a importância do acompanhamento feito por estes profissionais que permitem uma melhor qualidade de vida as crianças e as mães.

“Temos que somar esforços em prol de nossas crianças , para garantir direitos e ações que possam contribuir para uma vida digna, tranquila e saudável. Precisamos atuar com a prevenção, orientação e cuidados especiais para garantir o bem estar social das mães e de seus bebês e a prefeitura desenvolve ações nesse sentido”, finalizou a Albetiza.
Fonte e Fotos:Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário