Goverdo do Estado do Piauí

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Secretaria Municipal de Saúde de Marcolândia-Piauí, capacita profissionais para prevenção contra sarampo


A Secretaria Municipal de Saúde do município de Marcolândia realizou na manhã desta quarta-feira (04) no auditório da Secretaria uma oficina de capacitação para os profissionais da saúde para a prevenção do sarampo.
 Preocupada com o sarampo uma vez que no estado do Piauí já há confirmação de um caso e outros sete suspeitos da doença, a enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica, Laís Teixeira, realizou uma palestra para os profissionais onde foram esclarecidas dúvidas sobre prevenir e prepará-los para caso haja a doença no município eles estejam preparados para qual vai ser a conduta frente ao caso.  
A recomendação da Secretaria de Saúde é que crianças a partir de 6 meses a 11 meses e 29 dias, sejam vacinadas.  É importante ressaltar  a importância de se dirigir aos posto de saúde mais próximo  de sua residência e atualizar a caderneta de vacinação de suas crianças. A indicação é fazer a administração da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para esse público. 
Transmissão
O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.
 
Prevenção
A vacina é a única forma de prevenção da doença e está disponível na vacinação de rotina nas unidades de saúde.
 
Sintomas
Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse e coriza. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo.

Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias



Nenhum comentário:

Postar um comentário