Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sábado, 25 de maio de 2019

SIMÕES-PI | REUNIÃO PARA ESCLARECIMENTO SOBRE A LEISHMANIOSE (CALAZAR) E CAPTURA DE ANIMAIS SOLTOS NAS RUAS

A reunião aconteceu na secretaria de saúde, momento em que o médico veterinário Dorneles Sousa, fez uma palestra para profissionais de todos os segmentos representados, sobre a leishmaniose.

A Leishmaniose (ou CALAZAR) é causada por um protozoário transmitido pelo Flebotomíneos (Mosquito Palha ou Birigui), que tem como um dos principais hospedeiros o cão doméstico. No homem, quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores serão as chances de cura.

O médico veterinário Dr. Nilson Dantas, fez uma explanação sobre a doença e citou casos conhecidos no município, discorreu sobre cuidados e sobre o tratamento precoce.

Isamária Dantas – 1ª dama e secretária de saúde e Emanuela Silva – coordenadora de atenção básica, se mostraram muita preocupadas com a situação pela qual passa Simões, tendo em vista a grande quantidade de animais soltos nas ruas, principalmente cães, o que pode causar transmissão de doenças, como a leishmaniose.

A prefeitura e secretaria de saúde já estão se mobilizando, mas antes buscando apoio jurídico e legal, para tomar providências no sentido de captura de animais e dar-lhes o destino correto conforme a lei.

Foram feitas visitas por todos que participaram da reunião nos colégios municipais e estaduais, onde foi abordado o tema para alunos.

Fonte:Simões Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário