Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

SIMÕES-PI | 1º DIA DO III SEMANÁRIO DE EDUCAÇÃO EM SIMÕES COM O TEMA “AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DA AÇÃO DOCENTE".

O evento vai acontecer durante os dias 04, 05 e 06 de fevereiro de 2019 no auditório Eridalva Arcanja, da escola CEM (centro de educação municipal).

A prefeitura municipal de Simões-PI, está realizando o evento através da secretaria municipal da educação, que contou a parceria da universidade federal do Piauí (UFPI), universidade estadual do Piauí (UESPI), CEAD, NEAD, UAB e SEDUC-polo de Simões-PI.
O evento contou apresentação de abertura da banda marcial Avelar Dantas, que tem como como regente o maestro Romero e coordenação da professora Terezinha Carvalho – Departamento de cultura.

Cerimonial foi apresentado pela professora Natália Joice.
Estiveram presentes na mesa de honra: Claudeir Feitosa – vice-prefeita, Ver. Joaquim Honório (Ademir) – presidente do legislativo, Ver. Gilson Cândido, Vereadora Rúbia Moura, Iris Elaine – secretária de educação, Edilberto Abdias – secretária de administração, Magno Dantas – chefe de gabinete, profª Maria do Socorro bento (Dudu), profª Juliana Castelo Branco, profª. Amada Campos, prof. Dr. Gildásio Guedes e o prof. Maykon Vinícius.
IRIS ELAINE – secretária municipal de educação, após cumprimentar a todos fez o seguinte discurso:


Sejam todos bem-vindos.

Estamos hoje iniciando as atividades de mais um ano letivo e recomeçamos imbuídos de esperança, que a esperança esteja em cada um de nós neste novo ano. Com a esperança reavivada possamos fazer 2019 diferente.

São muitos os desafios para melhorar a qualidade do ensino da nossa rede, este ano ampliamos a carga horária dos alunos da educação infantil e dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, pois essa é uma das medidas que influencia diretamente na qualidade do ensino, uma vez que se amplia o tempo de permanência dos alunos na escola.

Estaremos iniciando as aulas na segunda semana de fevereiro/19, com o objetivo de cumprir a lei e proporcionar os 200 dias letivos a todos os alunos matriculados na nossa rede.

Este ano será um ano da prova Brasil, e temos muitos desafios para conseguir melhorar o nosso IDEB, sendo assim, reafirmo que cada um que faz parte da educação é peça fundamental para que possamos avançar cada vez mais, pois muitas mãos juntas fazem muito mais, que cada um se sinta importante naquilo que faz, a educação depende do fazer de cada um.

Desejo que este evento seja exitoso e antecipo os agradecimentos aos parceiros, agradeço de modo especial ao Prefeito Zé Wlisses, por colocar em sua gestão a educação como prioridade, acreditando que a mesma é imprescindível para a construção do mundo que desejamos.

Que o evento seja de troca de conhecimentos, reflexão e motivação e que o diálogo seja a ponte para que o amor seja o alicerce dessa nova etapa, contem conosco, um forte abraço e muito obrigada, Finalizou Iris Elaine.
Edilberto Abdias – secretário de administração municipal, após cumprimentar a todos, falou que a administração é feita de muitos desafios, sendo a educação o que trás mais desafios. O início do ano letivo gera uma grande expectativa, sempre na busca e na preocupação de fazer o melhor pela educação.

Edilberto, agradeceu a presença de todos que fazem a educação, pois o evento é muito importante na troca de conhecimento e de experiência. Disse para que todos aproveitem bem as palestras, pois todos os palestrantes são muitos capacitados e vão ajudar na educação do nosso município.

Edilberto, desejou a Iris Elaine e a toda equipe, que tenham boa sorte no trabalho e superação de desafios, finalizou.
O prof. Dr. Gildásio Guedes – CEAD/UFPI, falou que sua palestra teve o objetivo de incentivar o professor a exercer sua profissão com dignidade, ensinando o que sabe e aprendendo o que não sabe e divulgando o que há de bom na sua escola, da sua cidade e do seu Estado.


O outro objetivo é de ensinar a ser um professor empreendedor, atuante e presente na escola e no município.
Magno Dantas – chefe de gabinete e representante do prefeito Zé Wlisses no evento, após cumprimentar a todos, justificou a ausência do prefeito Zé Wlisses, por motivo do mesmo está no momento a trabalho em Teresina.

O QUE DISSE MAGNO DANTAS.

Já deve ser de conhecimento de todos que a educação deve ser tratada com grande atenção e prioridade em todas as esferas. A educação é base para construirmos uma sociedade justa e produtiva com relações equilibradas e cidadãos conscientes e críticos.

Parabenizo a todos os envolvidos neste evento, pois a iniciativa e a preocupação da secretaria em realizar o III seminário é fundamental. Agradeço aos órgãos e organizações parceiras, pois sem eles dificilmente conseguiríamos, enquanto município, realizar um evento de tão grande porte.

Aos mestres presentes o meu total respeito pela linda missão que é ensinar, aos demais colaboradores que auxiliam na rotina escolar, o seu trabalho é de fundamental valor, pois com vocês os alunos e professores tem a estrutura para desempenhar suas atividades de maneira satisfatória.

Só através da educação vamos construir um município melhor, um Estado rico e uma nação próspera, finalizou.
A professora Dra. Amada Campos - falou que sua palestra foi focada nos desafios da prática pedagógica e na contemporaneidade. Uma necessidade que existe e que temos de estarmos nos reinventado a cada dia e cada momento, por motivo de estarmos passando por momentos de transformação.

Disse que não se pode ser aquele professor nos moldes tradicionais, pois temos que mudar a cada momento nas nossas práticas para acompanhar essa modernidade. Temos que estar nos educando e nos formando para poder cumprir com as exigências da atualidade.

O objetivo do evento é de levar o professor a ter essa nova consciência e disse reconhecer a importância da equipe da prefeitura nesta preocupação de colocar o seu professor neste momento de reflexão, onde ele poderá estar pensando e repensando na sua prática para melhorar a sua atuação na sala de aula, melhorando a educação do município.
O prof. Dr. Maykon Vinicius – CEAD/UFPI – disse que sua palestra foi teve o objetivo de mostrar para os professores algumas alternativas para um ensino eficiente que de fato possa estar dando bons resultado na sala de aula. Como já dizia o tema, o ensino tem que ser dinâmico e contextualizado, então foram abordadas estas definições. Disse também que ainda existe uma grande área a ser desbravada no ensino, finalizou.
A Proª. Msc – Juliana Castelo Branco – falou que sua palestra teve o objetivo de falar das linguagens, ou seja, do ensino da língua portuguesa, usando as novas tecnologias e a base nacional comum curricular. Este seminário de educação é um momento muito importante para a capacitação dos professores.

O município está de parabéns por investir na formação continuada dos professores que precisam estar em constante aprendizado, ao tempo que precisam desta motivação e estímulo para a melhor qualidade da educação do município e do Piauí.


Fonte: Simões Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário