Goverdo do Estado do Piauí

sábado, 14 de julho de 2018

Município de Marcolândia-PI, realiza “Dia D” da Campanha de vacinação contra raiva animal neste sábado


O Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde do município de marcolândia realizou neste sábado (14/07), o “Dia D” da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal. O objetivo da ação é imunizar cães e gatos em todo município.
A vacina antirrábica é indicada a todos os animais maiores de três meses de idade. Ela  previne contra a raiva animal e controla os focos da doença, que também pode ser transmitida para aos seres humanos. A Saúde orienta que apenas os adultos conduzam os bichinhos devidamente equipados com coleiras e guias.
DOENÇA – A raiva é uma doença transmitida por um vírus e transmitida de um animal para o outro, ou para os seres humanos, através  da saliva do animal doente. Ela penetra no organismo através da pele ou pelas mucosas por meio da mordida. A doença envolve o sistema nervoso central, alterando o comportamento e impulsionando a agressividade do animal, levando à morte.
O Dia D da campanha foi positivo e bem tranqüilo. A meta é vacinar cerca de 800 cães e gatos em. A vacina é destinada apenas para animais a partir de 03 meses de idade. Fêmeas gestantes ou em fase de amamentação não podem receber a vacina.
O objetivo da Campanha é buscar imunizar o máximo de animais possível no município, tendo em vista que se trata de uma doença viral que pode chegar a ser transmitida para humanos.
Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias


Nenhum comentário:

Postar um comentário