Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Secretaria Municipal de Educação de Marcolândia-PI, realiza III Conferência Municipal de Educação


A Prefeitura Municipal de Marcolândia, através da Secretaria de Educação – SEMED, realizou nesta quarta-feira dia 04 de Abril, a III Conferência Municipal de Educação. O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, James Aguiar fez a abertura da solenidade da conferência.
Com o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, o evento reuniu dezenas de educadores, profissionais da educação das redes municipal, estadual, privada, além de representantes da sociedade civil organizada e autoridades.
O objetivo da Conferência é monitorar e avaliar cumprimento do Plano Nacional de Educação, suas metas e estratégias e propor políticas e ações. “Estamos muito otimistas com a realização desta conferência. Um momento importante para a Educação de Marcolândia, onde discutimos questões importantes para nosso planejamento e analisamos desafios e conquistas da nossa Rede Municipal de Ensino”, avalia Armandina Vieira de Araújo, Secretária Municipal de Educação.
Estiveram presentes, o Secretário de Gabinete, Carlos Marinho que estava representando o prefeito municipal Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu”; Secretária de Educação, Armandina Vieira de Araújo, vice-prefeita, Vanete Rodrigues, Secretária Adjunta, Núbia Costa, Secretário de Tributos, Edsom Romeu, Secretário das Cidades, Chagas Ramos, Secretário de Ouvidoria, Irmão José Valmir, Vereador Dunga, Vereadora Birica e demais funcionários e professores da Rede Municipal de Ensino.
Em entrevista, o prefeito, Chico Pitu, destacou o evento realizado pela administração municipal. “Essa Conferência é de suma importância por trazer importantes debates porque tudo começa pela educação. “As discussões levantadas vão contribuir enormemente para que tenhamos uma avaliação criteriosa da educação de nossa cidade e contribuir para formação de propostas que tragam melhorias para as políticas públicas que estão sendo implantadas”, ressaltou que esta conferência é uma etapa preparatória do município para a Conferência Nacional de Educação 2018-CONAPE, que tem como objetivo promover a consolidação do sistema e planos de educação, monitorar, avaliar e propor políticas públicas de qualidade”, destacou.
Chico Pitu destacou ainda o evento como muito relevante, falou que a conferência é um espaço democrático, para implementação de novas idéias e propostas para melhorar cada vez mais, a educação de nosso município, ressaltou que tem feito grandes investimentos na área da educação, porque considera a educação uma das áreas mais importantes na formação da sociedade.
A professora Géssica Alencar foi a conferencista do evento. “Este momento é um marco. Primeiro, pelo município fazer uma importante tomada de decisão, que é regularizar o sistema. No momento que isso acontece, automaticamente é criado um conselho, que vai normatizar, deliberar e fazer a consultoria com relação à formalidade educacional. Isso dá mais qualidade à educação do município, porque temos uma vigilância mais pontual no ‘chão da escola’, em cada uma das escolas, especificamente acompanhando cada um dos projetos políticos pedagógicos desenvolvidos”.
Fonte e Fotos: Blog Chagas Fotografias


Nenhum comentário:

Postar um comentário