Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sábado, 2 de dezembro de 2017

EMATER realiza encontro de planejamento de ações do Projeto Dom Hélder Câmara, na cidade de Marcolândia-PI

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (EMATER) realizou na manhã deste sábado (02), na Escola Municipal Mariano da Silva Neto, um encontro com autoridades locais para apresentação e planejamento  do plano de trabalho do Projeto Dom Hélder Câmara.
O Projeto é financiado por meio da parceria entre o Governo do Piauí, Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), entre outros.
Estiveram presentes na reunião: Geyson Coutinho, Coordenador do PDHC-Programa Dom Helder Câmara na região de Paulistana-PI, Prefeito Municipal, Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu”, dando todo apoio ao encontro, o Secretário Municipal de Saúde, Dibá, Secretário das Cidades, Chagas Ramos, Secretária de Assistência Social, Lara Suzanny,Vereadores: Dunga, Birica e Robério Teixeira, Presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Jacirlene Lopes, representantes de igrejas entre outras autoridades.
José Aécio Barbosa Gonçalves, Técnico da EMATER, foi o responsável pela organização do evento, onde o mesmo teve todo apoio do prefeito Chico Pitu.
A reunião teve como objetivo a apresentação das ações propostas pelo Projeto Dom Hélder Câmara, e foi coordenado pelo coordenador do PDHC Geyson Coutinho, que explicou sobre o projeto que pretende oportunizar a inclusão produtiva e social de famílias rurais do município que se encontram em situação de extrema pobreza.
Geyson, explicou que em Marcolândia, o Projeto vai beneficiar 42 famílias, que irão receber um fomento de cerca de R$ 2.400,00 via Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, assistência técnica e extensão rural por meio do EMATER, e serviços de assistência técnica  com duração de 34 meses. “Esse é um fomento que pode colaborar com o exercício que eles já vem fazendo com o trabalho produtivo, pra isso nos teremos os técnicos que elaborarão alguns projetos, para que essas famílias realmente possam sair da situação de extrema pobreza,  é oportuno esse projeto chegar aqui nesse município e a gente se coloca a disposição para apoiar as autoridades locais e os agricultores familiares, pra que tudo der certo”, disse.
A partir dessa reunião, as instituições representativas da agricultura familiar de Marcolândia, estarão se reunindo e discutindo esse processo de trabalho que vai desde a seleção das famílias, conforme os requisitos sugeridos pela ANATER, até a elaboração de  projetos de comercialização e trabalhar junto às famílias diversas políticas de apoio ao agricultor e agricultora familiar.

“Sempre temos olhado com carinho todos os nossos agricultores. Portanto esta reunião de hoje possibilitou tratarmos de assuntos sobre uma política pública destinada a promover o desenvolvimento econômico, é construindo conhecimento e inovação para a agricultura familiar que avançaremos no município .” Disse o prefeito Chico Pitu.

Fonte e Fotos:Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário