Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Secretaria de saúde de Marcolândia promove ações de combate ao mosquito da dengue

Durante a manhã de quarta-feira,17, foi realizada uma ação de conscientização no município de Marcolândia.
Agentes de ENDEMIAS,com apoio do secretário de saúde Reginaldo Sousa,Dr.Corinto Matos e enfermeira Laís Teixeira,estiveram durante toda manhã da quarta-feira,17,inspecionando órgãos públicos,oficinas mecânicas,escolas,pontos comerciais,finalizando com inspeção a delegacia e fórum da cidade.
  Mesmo com o quadro estável, sem nenhum caso de microcefalia comprovado no município, a Secretaria de Saúde, através dos agentes de endemias, reforça a campanha junto à comunidade.
Segundo os agentes de endemias, a secretaria de de Vigilância Sanitária aumentou a fiscalização dos terrenos e residências no sentido de orientar sobre possíveis locais com água parada e acúmulo de lixo.
O secretário municipal de Saúde,Reginaldo Sousa, alertou a população sobre os cuidados para manter longe o Zika Vírus, doença transmitida também pelo Aedes Aegypti.
O Zika invade a placenta da mulher grávida, entra na corrente sanguínea do bebê e provoca uma inflamação dos neurônios, comprometendo a formação do cérebro, que fica diminuído. A criança com microcefalia, segundo pediatras, pode ter problemas lingüísticos, cognitivos e motores, retardando o desenvolvimento de habilidades básicas como falar, sentar, engatinhar e andar. Por enquanto.
Para a prevenção, a secretaria de saúde realiza atividades de rotina como: visitas casa a casa, a pontos estratégicos onde há maior circulação dos vetores, como por exemplo, borracharias, e imóveis especiais onde há grande circulação de pessoas, como escolas e prédios públicos por exemplo.

COMO COMBATER A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO


- Tampar caixas d'água, tonéis e latões,
- Guardar garrafas vazias viradas para baixo,
- Guardar pneus sob abrigos,
- Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia,
- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises,
- Manter lixeiras fechadas
- Manter piscinas tratadas
Fonte:Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário