Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Piauí vacina mais de 95% do rebanho bovino contra aftosa, anuncia Toninho

toninho 1

O diretor-geral da Adapi, Antoniel Sousa e a vice-governadora Margarete Coelho anunciaram, nesta quinta-feira (28), em solenidade no Palácio de Karnak, que o Piauí superou a meta de imunização do rebanho de gado estabelecida pelo Ministério da Agricultura e segue como zona livre com a vacinação de mais de 95% dos bovinos e bubalinos.
O resultado positivo é atribuído ao empenho dos criadores e esforço dos servidores Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). “Superamos todas as nossas dificuldades, especialmente as decorrentes do período da estiagem. A conscientização dos criadores também precisa ser enaltecida. A meta agora é tornar o Piauí livre da aftosa sem vacinação”, comemorou Antoniel Sousa.
O Piauí chegou ao status de área livre da aftosa com vacinação em 2014. O selo é concedido pelo Ministério da Agricultura, com chancela da Organização Mundial de Saúde Animal. Essa condição fornece segurança de uma carne apropriada para consumo, além da possibilidade de livre circulação do gado piauiense por outros estados brasileiros, seja vivo ou abatido.
Para o diretor da Adapi, a meta agora é tornar o Piauí livre da aftosa sem vacinação.( Foto: Francisco Leal)
Tendo em vista o período de estiagem prolongada, a Adapi teve que estender a vacinação até o dia 31 de dezembro e a certificação para o dia 10 de janeiro. “A medida foi realizada para garantir que 1,68 milhão de cabeças de gado do Piauí fosse vacinada”, informou o diretor da Adapi.
A vice-governadora destacou o grau de comprometimento dos criadores com a sanidade do rebanho e enalteceu a importância de estimular os setores produtivos. “Ter o rebanho livre da aftosa é garantia de sanidade para a nossa carne e para as nossas bacias leiteiras. Isso agrega valor aos nossos produtos”, declarou Margarete Coelho.
Na oportunidade, foi anunciado um convênio da Adapi com o Ministério da Agricultura, com recursos da ordem de R$ 1,9 milhão da União e contrapartida do Estado de R$ 957 mil, a fim de garantir a estruturação e manutenção dos programas de defesa agropecuária. “A Adapi já estava há seis anos sem realizar convênios com o Governo Federal. O Governo do Piauí somou esforços para garantir esse convênio cujo objetivo é dar suporte às ações da agência em todos os municípios do Piauí”, declarou Antoniel Sousa.

Governo do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário