Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

segunda-feira, 20 de maio de 2019

TRADIÇÃO, FÉ E MUITA EMOÇÃO MARCARAM A 5ª MISSA DO VAQUEIRO E DO AGRICULTOR EM SIMÕES-PIAUÍ


A fé do sertanejo, a cultura nordestina e a preservação das nossas tradições estiveram juntas na 5ª Missa do Vaqueiro e Agricultor da cidade de Simões.
A tradicional Missa do Vaqueiro e Agricultor reuniu na tarde deste domingo (19), uma multidão vinda de várias partes da cidade, e de outras regiões. O encontro dos vaqueiros aconteceu em frente à Igreja Matriz de São Simão onde a Banda Marcial Avelar Dantas realizou apresentações e animou o público presente. Às 15:00h os vaqueiros, agricultores e todos os presentes participaram do tradicional café da tarde em seguida saíram em cavalgada pelas ruas e avenidas da cidade. A Missa do Vaqueiro é um evento religioso, tradicional na cultura popular de Simões e tornou-se lei municipal no ano de 2018. Este evento foi idealizado pelo Padre Miguel Feitosa, em 2015, para homenagear os amigos vaqueiros e agricultores que muitas vezes são esquecidos e desvalorizados.
Celebrada sempre no mês de Maio, ao ar livre. É neste dia que vaqueiros e agricultores de vários lugares e até mesmo de outros estados se reúnem para se confraternizarem diante da fé cristã. O objetivo principal da Missa do Vaqueiro é mostrar, através da figura do vaqueiro e do agricultor, a dedicação e a fé do homem sertanejo, valorizando a cultura popular.
Durante as homenagens, o Prefeito José Wilson de Carvalho “Zé Wlisses”, participou do evento, saindo em cavalgada pela cidade com peças de indumentária de couro.
O Deputado Estadual, Georgiano Neto, também participou deste momento de tradição e fé.
Durante o cortejo Vânia Vaqueira e Romário Aboiador improvisaram versos de aboio. O Padre Miguel, Padre Fernando Amando e o prefeito Zé Wlisses chegaram juntamente com os vaqueiros e agricultores montados nos seus cavalos, Padre Miguel vestido de gibão, botas, coletes e chapéu de couro, trazia no semblante a bravura do homem sertanejo. Para o prefeito Zé Wlisses, a ideologia cristã da missa é um ato de fé do homem sertanejo, que apesar de ser um povo sofrido, não perde jamais a esperança de dias melhores. “Esta é uma homenagem feita a todos vaqueiros e agricultores simonenses corajosos que desafiam a seca, a fome e o perigo do grande Sertão nordestino. É um momento de apresentar sua importância para todos disse o prefeito.

O prefeito Zé Wlisses esteve presente acompanhado da 1ª dama e Secretária Municipal de Saúde, Isamária Dantas; da vice-prefeita, Claudeir Feitosa; do Secretário de administração, Edilberto Abdias de Carvalho; do deputado estadual Georgiano Neto e dos vereadores municipais.

Após a missa, o público presente pode saborear o típico jantar nordestino, e dançar um animado forró pé de serra. Durante a noite aconteceu ainda sorteio de brindes para os vaqueiros montados.
O Padre Miguel Feitosa, agradeceu e parabenizou a todos pelo grande evento, agradeceu ao Padre Fernando Amando que esteve presente e sempre lhe apóia, ao prefeito Zé Wlisses que deu seu total apoio e participou do evento e ao deputado Georgiano por prestigiar juntamente com a sua esposa da 5ª Missa do Vaqueiro. Os participantes demonstraram toda sua fé e devoção, emocionando e levando emoção ao público que prestigiou esse tradicional evento, e que foi a última Missa do Vaqueiro celebrada pelo Padre Miguel, com certeza esse evento ficará marcado na memória de todos que se fizeram presente.
Em seu pronunciamento, o prefeito Zé Wlisses agradeceu a todas as pessoas que participaram direta e indiretamente pela realização desta grandiosa festa, ao Padre Miguel que não mediu esforços para que tudo desse certo, o prefeito parabenizou também os vaqueiros e agricultores. “Nossa luta é muito semelhante com a do vaqueiro, que apesar de muitas vezes passarmos por momentos de dificuldade, não desanimamos diante de tais dificuldades. Estamos sempre em busca de melhorias para a nossa cidade”, disse o prefeito Zé Wlisses.  
O Vereador e presidente da câmara dos vereadores Joaquim Honório “Ademir” prestou homenagem ao padre Miguel, que recebeu com unanimidade o reconhecimento dos vereadores, a honraria de título de cidadão simonense pelos seus relevantes serviços prestados. O título será entregue ao Padre Miguel em sessão solene que será devidamente agendada.
Uma festa como essa revive a cultura sertaneja e homenageia a cada um que dela participaram, parabéns Padre Miguel, homem abençoado, homem enviado por Deus, que já começa deixar saudades, mas, sabemos que outras comunidades precisam de você, para que você possa fazer esse bonito trabalho de resgatar almas e aumentar a fé cristã, parabéns a toda equipe organizadora. PARABÉNS!!!

Fonte e Fotos:Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário