EBENET

EBENET
A sua melhor conexão

MP MOTO PEÇAS

MP MOTO PEÇAS

Dr.Batista

Dr.Batista

SALÃO 5 ESTRELAS

SALÃO 5 ESTRELAS

ÓPTICA LUZ

ÓPTICA LUZ
a luz dos seus olhos

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Prefeitura Municipal do município de Marcolândia-Piauí, através da Secretária Municipal de Saúde promove “Agosto Dourado” para incentivar e estimular a amamentação.


Incentivar e estimular a amamentação são os objetivos do mês intitulado Agosto Dourado. Por esse motivo, a Prefeitura Municipal de Marcolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde e as equipes da atenção básica, promoveu na manhã desta sexta-feira (30) uma programação vasta do “Agosto Dourado” para conscientizar sobre a importância de oferecer ao bebê o leite materno durante os primeiros anos de vida da criança.
O evento contou com a participação da enfermeira Renata Sulamita Reis, que ministrou uma palestra para as mães e para o público presente.
Entre os temas importantes que a enfermeira Renata Sulamita falou estar: a importância da amamentação até os 2 anos de idade ou mais e a introdução de alimentação complementar após os seis meses de vida. O leite materno é o alimento ideal para os bebês, promovendo a saúde da criança e reduzindo o risco de diarreia, asma, otite e pneumonia. Além dos benefícios para as crianças, a amamentação também traz vantagens para as mamães, pois além de contribuir para a recuperação do peso anterior à gestação mais rapidamente, também ajuda a reduzir o risco de câncer de mama e de ovário.
Segundo a Nutricionista e representante do Conselho da Criança e do Adolescente, Drª Julianny Diniz, “Para o fortalecimento da amamentação é indispensável que a família e a comunidade apoiem”. Afinal, a amamentação é responsabilidade de todos, pois significa saúde para todas as crianças da sociedade, através do acesso da primeira e melhor alimentação. Sendo assim, estamos promovendo este evento para conscientizar não só as mães, mas, toda a sociedade da importância do alimento de “Ouro” que é o aleitamento materno, finalizou Julianny Diniz.
A Coordenadora da Atenção Básica, Laís Teixeira, falou sobre a importância do aleitamento.
“Desde o início da gravidez, a mulher passa a se preparar psicologicamente para receber o seu bebê e ter uma maternidade sadia, ao mesmo tempo, a amamentação passa a ser um dos cuidados mais relevantes para a mulher-mãe e seu filho recém-nascido”, falou Laís.
Albetiza Araújo esteve presente representando o Prefeito Francisco Pedro de Araújo “Chico Pitu”, que não pode se fazer presente, pois o mesmo se encontra em Teresina em busca de melhorias para o município de Marcolândia.
De acordo com a Articuladora do SELO UNICEF, Núbia Costa, a proposta objetiva abordar situações que conflitam com a expectativa dos órgãos de Saúde, bem como conscientizar as famílias, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade.

Todavia, é preciso que haja uma rede de apoio - do companheiro, da família, dos vizinhos, dos colegas de trabalho e dos profissionais da saúde envolvidos, fazendo com que a mãe sinta conforto e segurança, sabendo a quem pode recorrer para tirar dúvidas, ser orientada e apoiada.

“As interferências familiares podem ser negativas quando estressa a mãe ou o bebê. Não existe receita ou fórmula milagrosa, pois cada pessoa tem uma forma, uma cultura que deve ser respeitada. É primaz ressaltar que não existe leite fraco, nem precisa inserir suplementos ou tipos de alimentos, salvo quando há prescrição médica, pois pode prejudicar a nutrição. O estômago do bebê é feito para uma pequena quantidade de leite, sendo que no início são algumas gotinhas apenas, aumentando gradativamente, pois é biológico”.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é promovida anualmente pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais de 170 países.
Estiveram presentes durante o evento: o Secretário Municipal de Saúde, Gilmar Coutinho "Dibá", Secretário Municipal de Cultura, Jonas Sousa, Coordenador da saúde do município, Dr. Corinto e a equipe do NUCA.

Enfermeira Renata Sulamita Reis
Nutricionista Drª Julianny Diniz
Articuladora do Selo UNICEF, Núbia Costa
Coordenadora da Atenção Básica, Laís Teixeira
Enfermeira Ana Nobre
Secretário Municipal de Saúde, Gilmar Coutinho "Dibá"
Representante do Prefeito, Albetiza Araújo
Equipe do NUCA
Secretário de Saúde, Dibá e Coordenador da Saúde, Dr. Corinto
Secretário Municipal de Cultura, Jonas Sousa

Fonte e Fotos:Blog Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário