Goverdo do Estado do Piauí

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Instituições já podem inscrever estudantes no Enade

Manual publicado pelo Inep traz orientações sobre as inscrições no Exame
As instituições de educação superior podem, a partir de hoje, 16/8, inscrever os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação ao Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). O Exame é um dos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e será aplicado no dia 7 de novembro a uma amostra representativa dos alunos de 13 áreas do conhecimento.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) colocou à disposição das instituições um manual de orientação sobre a participação no Exame. No documento consta a legislação sobre o tema, a descrição detalhada dos procedimentos que as instituições deverão adotar para a inscrição dos seus alunos e a forma de fornecimento dos dados ao Instituto. O manual pode ser acessado no endereço http://download.inep.gov.br/download/enade/manual_enade_2004.pdf .
As instituições terão até o dia 19 de setembro para a devolução da lista ao Inep com os inscritos. Serão considerados estudantes do final do primeiro ano aqueles que tiverem concluído, até a data inicial do período de inscrição, de 7% a 22% da carga horária mínima do currículo do curso. Do final do último ano, os que tiverem concluído, pelo menos, 80% da carga horária mínima.
Todos os alunos que preencherem as condições estabelecidas na lei deverão ser inscritos. O Exame será componente curricular obrigatório, constando no histórico escolar do graduado a sua participação ou, quando for o caso, a dispensa pelo Ministério da Educação. Quem não tiver o registro de participação ou de dispensa ficará impedido de receber o diploma. Os resultados individuais serão fornecidos somente aos alunos e não constarão do histórico.
O ingressante ou concluinte que não for selecionado nas amostras poderá participar do Exame, desde que preencha os requisitos necessários. Para isso, deverá requerer a inclusão do seu nome à coordenação do seu curso, em prazo máximo de sete dias a contar da data de divulgação da lista dos estudantes selecionados na amostra do Inep.
Também será aplicado um questionário socioeconômico para compor o perfil do alunado. O documento será enviado previamente aos estudantes selecionados na amostra e deverá ser entregue devidamente preenchido no dia da prova. Os coordenadores de curso responderão a um questionário que visa reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso. Ele deverá ser preenchido, pela Internet, até 15 dias após a aplicação do Exame.
As áreas avaliadas pelo Enade em 2004 são Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
Diretrizes – As diretrizes para cada uma das 13 áreas avaliadas no Enade foram publicadas na semana passada. As provas serão constituídas por 10 questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área do conhecimento. Nas duas partes, as questões serão discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
O componente geral da prova vai investigar a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Serão contemplados temas como sociodiversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos. Serão consideradas as habilidades do estudante para analisar, sintetizar, construir hipóteses, estabelecer relações, entre outras.
O componente específico avaliará as competências, habilidades e o domínio de conhecimentos necessários para o exercício da profissão. Para cada uma das áreas avaliadas, o Inep publicou uma portaria que detalha os conteúdos que servirão de base para a elaboração das provas. A partir dessas diretrizes, bancas de especialistas elaborarão as provas a serem aplicadas no dia do Exame. As portarias podem ser acessadas no endereço http://www.inep.gov.br/superior/enade/portarias.htm.
Assessoria de Comunicação do Inep

Nenhum comentário:

Postar um comentário