Goverdo do Estado do Piauí

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Mais de cem municípios estão sem cobertura policial no Piauí

Mais de cem municípios estão sem cobertura policial no PiauíO secretário de Segurança do Piauí, Luis Carlos Martins afirmou ao Portal AZ, que não dá para colocar delegados em todos os municípios do Piauí. Segundo ele, a prioridade deve ser para municípios que têm maiores demanda. A afirmação foi feita em resposta a denúncia de que mais de cem municípios do Piauí estão sem cobertura policial.
“Há carência de policiais; é fato. Mas não dá para colocar delegados em cidades como Tanque do Piauí, que quase não tem ocorrências. Tem que ser colocado policiais é nas grandes cidades; onde há mais demanda como Parnaíba, Teresina. O Estado também não tem condições financeiras para isso.”, afirma o Secretário.
A denúncia foi feita pelo ex-secretário de Segurança do Estado e deputado estadual Robert Rios. Segundo ele, existem cidades que ficam pelo menos uma vez na semana sem policiais.
“Em cidade que só têm dois policiais, às vezes ela fica até dois dias sem a presença de um policial, dependo do dia dos plantões deles. Os plantões são de 24h por 72h. É por isso que tem tanto assalto a Correios e Bancos no interior do Estado. Enquanto fui Secretário fizemos vários concursos suprindo a necessidade das grandes cidades como São Raimundo Nonato, Picos, mas é preciso mais. E enquanto oposição vou cobrar do Governo do Estado, todos os dias na Tribuna.”, afirma Robert Rios.
Contudo, para o Secretário Luis Carlos Martins o problema da violência no Estado não será resolvido com contratações de mais policiais. “O maior problema é o crack, que é o grande fomentador da violência, a falta de estrutura familiar e de investimentos na educação. Contratar mais policiais não irá resolver o problema”, frisa.
Em uma tentativa de melhorar a qualidade do serviço oferecido pela polícia do Estado, a Justiça do Piauí determinou em março deste ano, que nenhum delegado assumisse mais de um município. Sobre isso o Secretário disse que “o Ministério Público e o Judiciário deveriam dar o exemplo. Tem várias comarcas que não têm juiz e nem promotor”, assevera.
Luís Carlos Martins disse ainda que até março do próximo ano, 120 agentes de polícia e 30 escrivães da Polícia Civil, e mais 800 policiais militares estarão iniciando seus cursos de formação.

Fonte: Portal AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário