Goverdo do Estado do Piauí

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Marcolândia-PI, Município em busca do Selo UNICEF

Ocorreu nesta segunda-feira 23 de junho de 2014 na câmara  dos vereadores, a 1ª reunião preparatória do Selo UNICEF edição 2013-2016, considerando que o Selo UNICEF é uma estratégia dos Municípios que visa a promoção dos Direitos das crianças e dos adolescentes, que foi ministrada pela Articuladora do Selo Unicef a senhora Núbia Costa, juntamente com a presidente do conselho municipal da criança a Senhora Remedinha (Membro da Comissão Organizadora).

Ressalta-se que através do Selo UNICEF serão desenvolvidas as capacidades dos gestores municipais e atores locais, monitoradas e avaliadas pelas Políticas Públicas e o Impacto da Gestão Municipal e da participação social nas vidas da população.A Prefeitura Municipal de Marcolândia realizou o 1º Fórum Comunitário em busca do Selo UNICEF. A realização do Fórum demonstra a compreensão de que a solução dos problemas sociais está diretamente associada ao comprometimento de todos, com as questões que permeiam no universo dos jovens. Armandina Vieira de Araújo secretária de educação acompanhou o fórum,e destacou em sua avaliação os trabalhos apresentados pelas escolas municipais, onde todos os aspectos sociais e culturais do município e da região foram abordados em exposições. A secretária se encantou com o nível dos trabalhos realizados pelos mais diversos órgãos municipais, coordenados pela Secretaria Municipal de Educação.“O Fórum do Selo UNICEF é o momento de avaliar o município em relação às políticas públicas de melhorias para crianças e adolescentes. É uma forma eficaz de unir segmentos para discutir e usar eficientemente seus recursos, as suas diretrizes a fim de que contribuam e consolidem o desenvolvimento e uma vida digna para meninos e meninas.”ressalta a secretária.

O Fórum é reconhecido de forma geral como um fator conscientizador, agregador e impulsionador, que desencadeou uma mobilização geral da comunidade e chamou a todos à responsabilidade de aprimorar e garantir melhores condições de vida e o reconhecimento através do Selo UNICEF. O objetivo da Prefeitura de Marcolândia é manter os avanços na área social e superar todas as dificuldades e buscar o reconhecimento através do Selo. O desafio imposto não é apenas um resultado por resultado, mas um resultado por aprendizagem, crescimento, conquistas e melhorias sociais. A Saúde no município de Marcolândia vem dando uma contribuição significativa para melhorar a qualidade de vida da população, implantando programas de prevenção e combatendo os males pré-existentes.

 

A Prefeitura Municipal prioriza os valores da terra, criando oportunidades e descobrindo novos talentos. Ocupar o jovem adolescente com práticas criativas fortalece o canal do entendimento, facilitando o desempenho dos estudantes nas atividades escolares. Respeitar o meio ambiente criando alternativas com reciclagens é gerar novas oportunidades e facilitar a vida no planeta. Incentivar a cultura do seu povo é cultivar o respeito às origens mantendo vivas as tradições. A Educação no município de Marcolândia não se restringe apenas aos ensinamentos nas salas de aulas, e colocam os jovens mais pertos da realidade, despertando nos educadores o compromisso com um futuro melhor e mais justo para todos. Com o Selo UNICEF Município Aprovado, a busca por melhorias na vida das crianças e dos adolescentes no município ganha vida, fator que leva a Prefeitura de a não medir esforços para alcançar o seu objetivo, garantindo melhor qualidade de vida para a população.


A participação de adolescentes é um elemento crucial para o alcance dos objetivos do Selo. Trata-se de um direito fundamental e de um instrumento de geração de conhecimento e de oportunidades de desenvolvimento. A participação instiga a mobilização e o empenho dos adolescentes para a transformação de suas realidades, contribuindo para o enfretamento das vulnerabilidades e para a superação das desigualdades e violações que afetam as suas vidas. A participação também é um caminho privilegiado para envolver os adolescentes no debate sobre políticas publicas que vão ajudar a fazer valer os seus direitos.O Município deve trabalhar para os direitos das crianças e dos adolescentes sejam uma preocupação de toda a sociedade e não apenas da prefeitura ou de algumas secretarias, Recomenda-se a criação da comissão intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, com os seguintes integrantes: Articulador(a), órgãos estratégicos da prefeitura, as Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, esporte e Comunicação, forte representação do conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescentes ( CMDCA) e Conselho Tutelar, organizações das Sociedades Civil com experiência na área de promoção e defesa dos direitos da infância e da adolescência, lideranças adolescentes e comunicadores.

 Matéria e Fotos:Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário