Goverdo do Estado do Piauí

sábado, 31 de maio de 2014

Dilma se reunirá com Blatter para receber taça da Copa do Mundo

Dilma com Blatter em encontro na Suíça, em janeiroÀs vésperas do início da Copa do Mundo, a presidente Dilma Rousseff se reunirá na segunda-feira (2), no Palácio do Planalto, com o presidente da Fifa, Joseph Blatter. Ela receberá do presidente da entidade máxima do futebol a taça do torneio, cuja abertura está programada para 12 de junho, com o jogo entre Brasil e Croácia, em São Paulo.
A viagem do troféu pelos países começou em setembro do ano passado e chegou ao Brasil em abril. Feita de ouro maciço e pedras semipreciosas, a taça tem 36,8 centímetros de altura e pesa cerca de seis quilos. Somente campeões mundiais e chefes de Estado podem tocá-la. No Brasil, ela passou por cidades-sede, como Brasília, Recife e São Paulo.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência, o encontro está previsto para ocorrer por volta das 15h no Planalto. Não há informação sobre se a visita de Blatter foi a pedido do dirigente ou a convite da presidente. Durante a cerimônia, a taça ficará exposta no Salão Nobre do palácio.
Na semana passada, em entrevista ao jornal suíço "Le Temps", Blatter, que durante a preparação do torneio dirigiu várias críticas ao país, principalmente em relação à organização, afirmou não se preocupar "nem um pouco" com atrasos em obras para o evento, e que "tudo já está pronto".
A Copa do Mundo começa no dia 12 com o jogo de abertura entre Brasil e Croácia, em São Paulo. No total, serão 64 jogos. A final está marcada para 13 de julho, no Maracanã. A seleção da Austrália foi a primeira a desembarcar no país.
Críticas e elogios
No último ano, o dirigente da Fifa criticou a preparação do evento. Blatter chegou a afirmar em entrevista que, desde que assumiu a Fifa, em 1998, o Brasil era o país mais atrasado para organizar uma Copa.
À imprensa suíça, ele disse ainda que o Brasil havia acumulado atrasos nas obras para a Copa do Mundo porque começou “tarde demais” a se preparar para o Mundial.
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, também dirigiu críticas à preparação da Copa. Valcke apontou dificuldades em relação ao fato de o Brasil ter três esferas de poder (municipal, estadual e federal) e ter passado por eleições.
Em 23 de janeiro, Dilma e Blatter se reuniram na Suíça, e o encontro rendeu elogios ao Brasil. Blatter afirmou que confiava na organização brasileira e que, no final, tudo estaria bem, "sobretudo no Brasil".


FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário