Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sábado, 26 de abril de 2014

Marcolândia-PI,iniciou nesse sábado Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe


A Prefeitura de Marcolândia através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesse sábado (26) o dia “D” a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe 2014. Este ano, além dos grupos considerados mais vulneráveis à gripe, como as pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, mães até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, a campanha foi ampliada para crianças entre seis meses a cinco anos. No ano passado, o limite de idade era de dois anos.

Outro público alvo da campanha é as pessoas que têm doenças crônicas não transmissíveis ou que estão em condições clinicas especiais. Essas pessoas terão que apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em Marcolândia, a meta da campanha este ano que segue até o dia 9 de maio é vacinar, pelo menos 80% das pessoas contra a gripe.

Os atendimentos aconteceram na casa paroquial.

Imunização - A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A criação de anticorpos contra a doença ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose e por isso a campanha de vacinação é marcada para antes do inverno, quando acontece a maior circulação da gripe.

Segundo o Ministério da Saúde a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

                                   Matéria e Fotos:Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário