Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Dilma Rousseff vence as eleições do Piauí no 1º turno das eleições com 59,89%


Dilma Rousseff vence as eleições do Piauí no primeiro turno das eleições com 59,89%
A presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita no primeiro turno das eleições gerais deste ano com 59,89% dos votos se as eleições fossem hoje, flagrou pesquisa de intenções de voto estimuladas, realizada entre os dias 11 e 15 de abril pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) para o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, a primeira feita em 2014.


A pesquisa do Instituto Amostragem apontou que o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG), tem 13,46% das intenções de voto estimuladas, seguido pelo pré-candidato e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que tem 12,58% das intenções de voto estimuladas.
O pré-candidato do PSOL à Presidência da República, Randolfe Rodrigues, tem 0,97% das intenções de voto estimuladas.
O presidente do Instituto Amostragem, estatístico e professor universitário João Batista Teles, afirmou que mantidos esses percentuais, Dilma Rousseff vence as eleições no primeiro turno porque tem 59,89%, superior à soma dos percentuais de seus adversários, que é de 27,01%, representando uma diferença pró-Dilma, de 32,88%.
Os eleitores indecisos representam 6,42% e os que responderam que votará nulo ou branco são 6,68%.
A pesquisa entrevistou 1.137 eleitores em 43 municípios distribuídos nas 15 microrregiões homogêneas do Piauí.
A margem de erro para este tamanho de amostra é de 2,85% para mais ou para menos.
A pesquisa eleitoral foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo de número BR-00076/2014.
Aécio Neves possui a maior rejeição dos eleitores piauienses para a Presidência da República
A pesquisa do Instituto Amostragem apontou que o senador mineiro tem a maior rejeição dos eleitores piauienses entre os pré-candidatos à Presidência da República, com 30,61%.
O segundo mais rejeitado é Randolfe Rodrigues, com índice de 29,73%.
Dilma Rousseff e Eduardo Campos estão empatados no índice de rejeição dos eleitores piauienses. Dilma Rousseff tem 21,81% de rejeição e Eduardo Campos tem 23,92% de rejeição dos eleitores piauiense.
Os eleitores que não rejeitam nenhum nome para a Presidência da República somam 7,21% e os que votariam em branco ou nulos são 3,87%.
Os que não souberam ou não quiseram opinar sobre a rejeição aos candidatos somaram 8,8%.
João Batista Teles explica que a soma dos percentuais de rejeição aos candidatos à Presidência da República no Piauí totaliza mais de 100% porque um eleitor pode rejeitar mais de um nome.


Dilma Rousseff mantém a liderança para a Presidência da República com 36,50% nas intenções de voto espontâneas
Dilma Rousseff mantém a liderança para a Presidência da República com 36,50% nas intenções de voto espontâneas no Piauí.
O segundo nome mais lembrado espontaneamente é o do ex-presidente Lula, com 8,27%.
Aécio Neves vem em terceiro lugar nas manifestações espontâneas de voto para a Presidência da República com 4,13%.
Eduardo Campos pontua com 3,87% nas intenções de voto espontâneas dos eleitores piauienses. Sua pré-candidata à Vice-Presidência, Marina Silva (PSB), vem, logo em seguida, com 3,69% das intenções de voto espontâneas.
O ex-governador de São Paulo José Serra foi lembrado espontaneamente para a Presidência da República, com 1,23% .
Os indecisos somam 38,52% na pesquisa de intenções de voto espontâneas e os que responderam que votarão nulo ou branco representam 2,73%.
Nomes lembrados espontaneamente para Presidência da República como Fernando Henrique Cardoso, Cristóvão Buarque, Mão Santa, Wellington Dias, Wilson Martins, Fernando Collor de Melo e Geraldo Alckmin pontuaram com menos de 1%.
Na pesquisa espontânea, o entrevistador não mostra os nomes dos pré-candidatos. O objetivo é captar o nome que está mais presente na lembrança do eleitor, falou João Batista Teles.
Dilma Rousseff tem liderança em todos os segmentos do eleitorado piauiense
A presidente Dilma Rousseff tem a liderança em todos os segmentos do eleitorado piauiense na disputa pela reeleição.
Ela tem o equilíbrio no eleitorado masculino e feminino, com 60,81% nas intenções de voto estimuladas entre os homens e 59,05% entre as mulheres piauienses.
Por faixa etária, Dilma tem o maior percentual entre os adolescentes de 16 a 17 anos, com 70% das intenções de voto estimuladas e seu menor percentual, de 55,79% no eleitorado com 60 ou mais anos de idade.
Pelo grau de instrução, a presidente Dilma Rousseff obtém seu mais percentual de intenções de voto estimuladas no eleitor com até o ensino fundamental, com 69,31%, e o menor percentual, de 33,33% no eleitor com curso superior incompleto.
As intenções de voto estimuladas para Dilma Rousseff distribuídas pela renda familiar encontra seu maior percentual no eleitor com até um salário mínimo de renda, de 70,88% , e seu menor percentual se encontra na renda familiar entre cinco a dez salários mínimos, 41,79%.
Aécio Neves tem mais votos no eleitorado masculino, com 15,75%, contra 11,34% nos eleitores no sexo feminino.
Por idade, seu menor percentual está na faixa de 16 a 24 anos, com 10%, e o maior, de 16,24%, na faixa etária de 45 a 59 anos de idade.
Em relação ao grau de instrução do eleitor piauiense, Aécio Neves tem seu menor percentual de intenções de voto estimulada entre os eleitores analfabetos, com 5,38%, e o maior percentual nos eleitores com curso superior incompleto ou completo, com 21%.
Já pela renda familiar, Aécio Neves tem a menor aceitação na faixa de renda até um salário mínimo, de 7,63% , e o maior na faixa de renda acima de 10 salários mínimos, com 22,58%.
Eduardo Campos tem 13,55% das intenções de voto estimuladas entre o eleitorado masculino e 11,68% no feminino.
A faixa etária, na qual Eduardo Campos encontra sua maior aceitação, de 13,77%, é na faixa de idade entre 23 a 34 anos, e a menor é entre os que têm 35 a 44 anos, com 11,54%.
Pelo grau de instrução do eleitorado piauiense, Eduardo Campos tem seu menor percentual de manifestação de votos estimuladas entre os eleitores com até o ensino fundação, de 9,31% e o maior percentual, de 28,99%, é entre os universitários.
Eduardo Campos tem maior índice de intenções de voto estimuladas entre os eleitores com mais de dez salários mínimos, que é de 25,81%, e o menor, percentual (9,84%) nos eleitores cuja renda familiar é de, no máximo, um salário mínimo.


Dilma Rousseff ganha em todas as regiões do Estado do Piauí
A presidente Dilma Rousseff tem a maioria das intenções de voto estimuladas em todas as microrregiões do Piauí.
Na microrregião de Teresina, ela tem 55,62%; Eduardo Campos tem 14,59% e Aécio Neves, 10,54%.
O menor percentual de intenções de voto estimuladas da presidente Dilma levantadas pela pesquisa do Instituto Amostragem foi registrado na microrregião de Alto Parnaíba Piauiense, a da região de Uruçuí, de 46,67%, e o maior percentual, de 73,91%, foi na microrregião de Pio IX.
Aécio Neves tem seu melhor desempenho, com 26,67% das intenções de voto estimuladas, na microrregião do Alto Parnaíba Piauiense, e seu menor desempenho na microrregião de Bertolínia, de 5,88%.
Eduardo Campos obteve seu maior percentual na microrregião do Alto Médio Gurgueia, que a dos municípios de Paulistana e São João do Piauí, com 22,58%; e o mais fraco desempenho na microrregião de Pio IX, de 4,35%.
Governo de Dilma Rousseff tem aprovação positiva de 66,67% dos eleitores piauienses
A administração da presidente Dilma Rousseff Federal é muito avaliada pelos eleitores do Piauí.
66,67% dos eleitores piauienses aprovam a administração da presidente Dilma Rousseff e 28,41% não aprovam a sua gestão.
4,93% dos eleitores do Piauí não souberam ou não quiseram avaliar a gestão de Dilma Rousseff.
Para 48,20% dos eleitores piauienses, a administração da presidente Dilma é ótima ou boa.
A avaliação conceitual da administração da presidente Dilma Rousseff recebeu dos eleitores do Piauí 48,20% de ótimo ou bom contra 13,02% de ruim ou péssimo, apurou a pesquisa do Instituto Amostragem.
O eleitorado que classificou a administração da presidente Dilma Rousseff como regular somou 37,47%.
Os eleitores que não souberam ou não quiseram conceituar a administração da Dilma Rousseff.

Efrém Ribeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário