Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sábado, 22 de fevereiro de 2014

úlio César defende derrubada do veto de Dilma para criar municípios

O deputado federal Júlio César considera que no Piauí, pelos critérios estabelecidos, só poderão ser criados dois ou três novos municípios, se aprovada a lei para emancipação de novas cidades. O projeto em tramitação no Congresso Nacional foi vetado pela Presidente Dilma Rousseff, e o deputado Júlio César articula a derrubada do veto.

A presidente da República vetou a proposta que regulamenta a criação dos municípios aprovada pelo Congresso. O texto foi visto pela Presidência como uma ameaça à estabilidade econômica do país. O Ipea calculou que seriam criados pelo menos 365 municípios.
Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
Júlio César disse que estava surpreso com o veto da presidente, porque tudo tinha sido negociado com as lideranças do Governo. “O Governo colocou muitas condicionantes e depois vetou. Na minha avaliação, duvido que se viabilize mais de 150 novos municípios em todo o país. Eu discordo da avaliação do IPEA, que diz que serão criados mais de 360 municípios. Isso não existe. No Piauí se criar três é muito.”, frisou o deputado.
Para ele, os municípios são desprovidos de assistência do poder público. “Criar novos municípios é trazer a administração para mais próximo da população. Essa história de aumentar despesa é estória. O que acontece é a redivisão do bolo tributário que já existe, assim como redivide o ICMS. Além disso, o município que cedeu a área e a população deixa de ter obrigações com os habitantes do novo município. Os empréstimos para obras e outras ações também passam para o novo município.”, argumentou o parlamentar.
De acordo com Júlio César, com a criação haverá mais recursos para os municípios, pela redivisão do bolo tributário. “Os municípios são os mais fragilizados no pacto federativo. Antes foram criados municípios sem critérios, mesmo assim, a população cresceu e melhorou de vida. Agora, instituímos critérios rigorosos, para se criar um município no Nordeste, o povoado precisa ter no mínimo 8,5 mil habitantes, ainda tem que ter viabilidade sócio-economica, ter renda própria, bem como tem que ouvir as duas populações, da cidade que está cedendo e da que está sendo emancipada.”  
O deputado frisou que a criação de novos municípios não dá prejuízo. “O município que cede deixa de ter as obrigações. E perde muito pouco do FPM e ICMS. A população passa a ter uma administração própria. Dos entes federados o mais competente é o município. É o que está mais próximo do povo. É o que conhece os problemas e soluções. É o que faz as obras mais baratas”, justificou Júlio César.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário