Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Data AZ: Wellington lidera em todos os cenários de Teresina

Pesquisa do Instituto Data AZ realizada em Teresina, que concentra 25% do eleitorado do Piauí, aponta que o candidato do PT ao Governo, Wellington Dias, lidera em todos os cenários, com índices de intenção de voto de 21% (pesquisa espontânea) até 54,86% em um embate direto com o vice-governador Zé Filho (PMDB), em cenário no qual não se apresenta nome de eventual candidato a vice.
Wellington Dias (PT), Silvio Mendes (PSDB), Marcelo Castro (PMDB), Zé Filho (PMDB), Daniel Solon (PSTU), Elmano Férrer (PTB), Luis Coelho (PRP)
Na pesquisa espontânea, o segundo colocado é o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB), que aparece com 9,14% das intenções de voto. Marcelo Castro, pré-candidato do PMDB, é citado por 3,14% dos eleitores.
O índice de indecisos na sondagem espontânea chega a 55,71% e apenas dois outros nomes são citados com mais de 1% das intenções de voto: o ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), com 1,57% e o atual, Firmino Filho (PSDB), com 1,14%. Os eleitores que dizem não votar em nenhum candidato somam 3,14%.
O Data AZ simulou seis cenários para as pesquisas estimuladas: embates diretos entre Wellington Dias e Marcelo Castro, Wellington Dias e Silvio Mendes e Wellington Dias e Zé Filho e disputas em chapa pronta de Wellington Dias e Iracema Portella (PP) contra Marcelo Castro, governador, Silvio Mendes, vice, Zé Filho, governador e Silvio Mendes, vice e Silvio Mendes governador, Marcelo Castro, vice.
Wellington tem melhor desempenho contra Zé Filho
Wellington Dias lidera nos três cenários de embates diretos sem citação do candidato a vice, saindo-se melhor na disputa contra o vice-governador Zé Filho. Em uma disputa com o vice, o senador do PT surge com 54,86% das intenções de voto dos teresinenses. Zé Filho tem 8,71%, enquanto 27,71% dos eleitores dizem não preferir nenhum dos dois. Os indecisos somam 8,71%.
Wellignton Dias(PT) e Zé Filho (PMDB)
Se a disputa fosse entre Wellington Dias e Marcelo Castro, sem citação dos vices e considerando a participação de Luís Coelho (PRP) e Daniel Solon (PSTU), o candidato do PT teria 48,43% das intenções de voto, contra 13% do candidato do PMDB. Os indecisos somariam 11,71% e os que dizem não votar em nenhum deles chegam a 22%. Daniel Solon aparece com 3,57% e Luís Coelho 1,29%.
Wellington Dias (PT), Marcelo Castro (PMDB), Luis Coelho (PRP), Daniel Solon (PSTU)
O cenário menos favorável ao candidato do PT é aquele de uma disputa direta com o ex-prefeito Silvio Mendes. Neste caso, Wellington Dias aparece com 44,86% das intenções de voto e o tucano tem 36%. Há 7% de indecisos e 12,14% declaram ter intenção de não votar em nenhum dos dois.
Presença de Silvio melhora desempenho de peemedebistas
Silvio Mendes alavanca votos para uma candidatura do PMDB. Nos dois cenários em que o ex-prefeito é colocado como vice Marcelo Castro e Zé Filho (os peemedebistas) melhoram demais seu desempenho nas intenções de voto.
Zé Filho sai de 8,71% das intenções de votos na pesquisa estimulada para 26,14% quando apresentado em uma chapa em que o candidato a vice é Silvio Mendes. Wellington Dias neste cenário, tendo Iracema Portella como vice, lidera com 47,43% das intenções de votos em Teresina. Os indecisos somam 9% e os que dizem não ter intenção de votar neles somam 17,43%.
Quando Silvio aparece como companheiro de chapa de Marcelo Castro, as intenções de votos para o deputado federal do PMDB chegam a 32,71% - quase 20% mais que os 13% quando Marcelo Castro é confrontado sozinho contra Wellington Dias.
Mas também neste cenário, Wellington Dias, em uma chapa simulada com Iracema Portella, lidera, com 43% das intenções de voto. Indecisos somam 9,29% e os que dizem não ter intenção de votar nas duas chapas chegam a 15%.
Wellington Dias (PT), Silvio Mendes (PSDB)
O cenário menos favorável ao candidato petista é quando se inverte a chapa atual PMDB-PSDB. Sendo Silvio Mendes o candidato a governador e Marcelo Castro a vice, a chapa teria 34% das intenções de votos dos teresinenses, contra 46% de uma chapa Wellington/Elmano. Mas neste caso, note-se um leve aumento de três pontos percentuais em favor do petista em relação ao cenário anterior.
Marcelo e Zé Filho são pouco conhecidos
O desempenho desfavorável dos dois nomes do PMDB e favorável de Wellington Dias e Silvio Mendes, colocados em cenários de disputa, tanto se justifica pelo pouco conhecimento que o eleitor tem dos dois primeiros, quanto pelo conhecimento que os dois últimos têm.
Quase um terço dos eleitores de Teresina ouvidos pelo Data AZ (24,14%) disseram que nunca tinham ouvido falar do vice-governador Zé Filho, enquanto 40,14% disseram conhecer apenas de ouvir falar.Os que conhecem mais ou menos somam 20,57% e somente 15% disseram que conhecem bem o vice-governador do Piauí.
O deputado Marcelo Castro tem melhor situação que seu companheiro de partido: apenas 10,57% disseram que nunca tinham ouvido falar dele, enquanto 32% disseram conhecê-lo apenas de ouvir falar. Os que dizem conhecer mais ou menos o deputado peemedebista somam 29,57% e os que o conhecem bem chegam a 27,86%.
O senador Wellington Dias é o mais conhecido entre os candidatos a governador: três em quatro eleitores de Teresina (74,57%) dizem que o conhecem bem. Os que dizem conhecer mais ou menos somam 17,57%) e os que o conhecem apenas por ouvir falar somam 7,43%. Os que dizem nunca ter ouvido falar em Wellington Dias entre os eleitores de Teresina somam menos de meio ponto percentual: 0,43%,
O segundo mais conhecido é o tucano Silvio Mendes, com 64,71% dos eleitores dizendo que o conhecem bem. Os que dizem conhecer mais ou menos o ex-prefeito de Teresina somam 25,57% e 9,14% declaram conhecê-lo apenas por ouvir falar. Os que declaram nunca ter ouvido falar em Silvio Mendes somam 0,57%.
Desinteresse do eleitor é grande
O eleitor também não está muito interessado na eleição. Apenas 16,86% dos eleitores entrevistados dizem estar muito interessados nas eleições.
Os que se declaram com pouco ou nenhum interesse somam 45,43% e aqueles com médio interesse pela campanha eleitoral chegam a 34,14%.
Há 3,57% dos eleitores que não têm opinião formada sobre o interesse nas eleições.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Número de entrevistas – 700, das quais 40 na zona rural e 660 nos bairros da área urbana de Teresina entre 24 e 27 de janeiro.
Margem de erro: 3,11% para mais ou para menos.
Eleitorado de Teresina: 544.778 (TRE/dezembro de 2013)
Contratante: Portal AZ.
Registro: Protocolo TRE-PI: PI-00005/2014
Protocolo TSE: BR-00008/2014
Veja abaixo os gráficos da pesquisa Data AZ


PORTAL AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário