Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Bebês são flagrados dentro de celas de presídios no Piauí

Crianças foram flagradas no chão dos presídiosEm um registro feito pelo site Uol nesta terça-feira, 29, bebês são vistos dentro de celas na penitenciária feminina de Teresina e na penitenciária mista de Parnaíba, a 354 km de Teresina.
Em alguns momentos crianças são flagradas no chão no presídio da capital piauiense.
Uma inspeção foi realizada em 2013 pelo Conselho Penitenciário de Teresina. Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (SINPOLJUSPI) Vilobaldo Carvalho, as condições encontradas foram muito difíceis.
Em entrevista concedida à Rede Meio Norte nesta quarta-feira, 29, o presidente fala sobre o caso. “A situação vivenciada pelas crianças era estarrecedora. Elas precisam ter seus direitos respeitados, pois é necessário que a criança fique com a mãe, a gente entende isso. O problema é a permanência dentro de uma cela sem condições mínimas”, disse Vilobaldo.
“O nosso objetivo principal é que isso seja solucionado. A penitenciária feminina já tem três décadas. Será que a Secretaria de Justiça é cega e não enxerga que não há necessidade minimamente adequado?”, questiona.
Ele faz referência a uma cela com três presas com três bebês e outras quatro presas. “Na mesma penitenciária há outras quatro presas que estão grávidas”
O presidente aponta como sugestão a criação de espaços em que as presidiárias que amamentam possam ficar em alojamentos separados, o que, segundo ele, já seria o mínimo.
CONHEÇA O CASO
Em um registro feito pelo site Uol, bebês são vistos dentro de celas na penitenciária feminina de Teresina e na penitenciária mista de Parnaíba, a 354 km de Teresina.
Em alguns momentos crianças são flagradas no chão no presídio da capital piauiense.
São bebês e crianças que convivem com as mães detentas, em meio a ambientes sujos em condições insalubres. Também na penitenciária de Teresina, três bebes engatinham no chão, um deles, com aproximadamente seis meses de idade, engatinha pela cela enquanto a mãe costura uma roupas.
As imagens também mostram mães acalentando os filhos pelos pavilhões.
Algumas das crianças foram , segundo material do Uol, teriam sido concebidas entre as grades, e ao nascerem, acompanham as mães que cumprem penas. A maioria, por tráfico de drogas.



FONTE: Denison Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário