Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Assinado edital de licitação para o novo hospital de Picos

O secretário de saúde do Piauí, Ernani Maia, assinou no início da tarde desta segunda-feira (30), o edital de licitação do novo hospital regional de Picos. A concorrência que vai definir a empresa responsável pela obra acontece em fevereiro. A nova unidade de saúde terá área construída total de 13.500,00m², sendo um bloco com três pavimentos. São mais de 180 novos leitos de internação geral na região.
No térreo funcionará toda a parte administrativa do hospital, consultórios e salas cirúrgicas que contará ainda, dentre outros setores, com espaço para nutrição e dietética com capacidade para 1500 refeições, lavanderia, almoxarifados, vestiários, central de resíduos, três consultórios, um centro cirúrgico com quatro salas, parto cirúrgico (02 salas), UTI Adulto (10 leitos), UTI Neonatal (05 leitos), UTI Pediátrica (07 leitos), Internação Geral (36 leitos), Internação Obstétrica (18 leitos), sala de pré-parto, parto e pós-parto (04 unidades); Internação Pediátrica (16 leitos) e internação Lactente (05 leitos).
No 1º pavimento ficará localizado o auditório com espaço para 170 lugares, biblioteca, sala de aula (02 unidades), internação geral (92 leitos) e ambientes de apoio. No 2º pavimento também serão ofertados 92 leitos para internação geral.
O hospital será construído na BR 316, bairro Paraibinha, através do processo de licitação conhecido como Regime Diferenciado de Contratações (RDC). O RDC tem como objetivo ampliar a eficiência nas contratações públicas e competitividade.
Ernani Maia assinando o edital de licitação do novo hospital
Segundo Ernani Maia, o hospital será de alta e média complexidade e de referência para alunos de medicina, já que será um hospital-escola.  “Dentro de no máximo um ano e meio, após o início da obra, estaremos levando mais saúde e mais estrutura para Picos e toda a região. O novo hospital, além de desafogar os hospitais de Teresina, servirá para receber alunos de medicina, já que o curso já foi autorizado pelo MEC”, diz o gestor.
Ernani afirma que o hospital será uma unidade de saúde completamente moderna e com profissionais que possam oferecer uma saúde pública de melhor qualidade naquela região. “O novo hospital de Picos é resultado do planejamento que o governador Wilson Martinz fez desde o início de seu governo”, acrescenta Ernani.
Assim como o edital da Nova Maternidade, assinado na semana passada, o do hospital de Picos também atende as exigências dos órgãos de controle como Controladoria Geral do Estado (CGE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU).
Ainda de acordo com o secretário, em março deve ser lançado o edital do novo hospital regional de Floriano. “Pela primeira vez vemos o governo estadual se importar  em oferecer a população do interior uma local de saúde que tenha estrutura e que possa atender a contento aquela população do interior”, finaliza.

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário