Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Robert Rios: Piauí só terá novas vagas no sistema prisional em março

Após a fuga em massa de 21 presos na Central de Flagrantes de Teresina, a cúpula da Segurança reuniu-se com o governador Wilson Martins na manhã desta segunda feira (25). No encontro, a Secretaria de Justiça justificou que não há condições de resolver o problema de superlotação nos presídios a curto prazo. Somente em março de 2014 o sistema prisional abrirá novas vagas. 
Raoni Barbosa / Revista CidadeVerde
Participaram da reunião os secretários de Segurança, Robert Rios, de Justiça, Henrique Rebelo, e o delegado geral de polícia civil, James Guerra. 
Após a reunião, o secretário de Segurança afirmou que uma semana antes da fuga comunicou ao governador a situação em que está o sistema prisional do Estado e que duas grandes operações estavam em curso, com a possibilidade iminente de ocorrerem várias prisões. "Uma semana antes eu comuniquei ao governador o colapso em que estava o sistema prisional. Na casa dele [governador], ele convocou a Secretaria de Justiça. Comuniquei o fato ao desembargador Paes Landim, corregedor do TJ. Expliquei a situação dramática mas tivemos que seguir [com as operações]. Fizemos duas operações. Foi improvisado na Central de Flagrantes, que tem capacidade para quatro presos e teve semana que tinha 58", explicou o secretário. 
Robert declarou ainda que a Segurança cumpre seu papel de prender e cobra que a Justiça cumpra o seu. "Não nos sentimos culpados. Minha missão é prender bandido. Se as prisões estão abarrotadas é porque a Justiça não tem evoluído. O secretário de Justiça disse que o Estado está acelerando e até o mês de fevereiro vai inaugurar dois presídios. A Central de Flagrantes não é lugar de preso. Vamos prender novamente [os que fugiram] e a Secretaria de Justiça vai ter que dizer onde vão ficar", comentou Robert.
A fuga ocorreu durante a noite de sábado (23) para domingo (24). Os presos estavam na cela recém-construída e usaram uma serra para serrar a grade de ventilação. Ao todo, a Central de Flagrantes acumulava 52 presos.
Na semana passada, os presos ameaçaram fugir por duas vezes e fizeram um princípio de motim. 
Durante a reunião com o governador, o secretário Robert Rios lembrou que os bandidos soltos são de responsabilidade da polícia, mas os bandidos presos são de responsabilidade da Secretaria de Justiça e o sistema prisional só funcionará se isso for seguido.
 
Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário