Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sábado, 23 de novembro de 2013

Programa de prevenção às drogas já está em 37 cidades do Piauí

O ditado popular já diz “é melhor prevenir do que remediar” e é com esse intuito que o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), executado no Piauí pela Polícia Militar, atua junto às crianças piauienses alertando sobre os perigos do mundo do crime e das drogas.
Presente em 37 municípios piauienses, o Proerd já alcançou durante este ano mais de sete mil crianças. “A Polícia Militar tem recebido todo o apoio do Governo do Estado. Atuar preventivamente é um dos focos da Polícia Militar e esses jovens são frutos disso”, destacou o coronel Gerardo Rebelo, referindo-se aos alunos do Programa.
O programa trabalha com crianças que estão no 5º ano do ensino fundamental, com faixa etária entre 9 e 11 anos. “Optamos por essa fase por ser uma transição da infância para adolescência, um momento ideal para conscientizá-los a fim de que evitem o caminho das drogas e da violência”, explica major Elizete Lima, coordenadora Estadual do Proerd, em nosso Estado.
O tripé escola, Polícia Militar e família é a base da atividade. A escola solicita diretamente ao Comando Geral da Polícia, a inclusão da sua unidade no programa, a partir de então, um policial devidamente capacitado visita as salas de aula uma vez por semana e durante 50 minutos aplica lições sobre as consequências do uso de cigarro, maconha e outras drogas, além de trabalhar temas sobre amizade, enfatizando a importância de se manter distante das más companhias. O curso tem a duração de 12 semanas e, ao final deste período, toda a comunidade escolar é convidada para participar da formatura em que as crianças recebem uma certificação de criança proerdiana.
O programa é inspirado no D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), criado na cidade de Los Angeles, nos EUA no ano de 1989, chegou ao Brasil em 1992, e hoje todas as capitais do país contam com este serviço.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário