Goverdo do Estado do Piauí

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Morre no Rio o ex-jogador de futebol Nilton Santos



Nilton Santos era conhecido como a 'enciclopédia do futebol' (Foto: Marcelo Monteiro / Globoesporte.com)Ídolo do Botafogo estava internado na Fundação Bela Lopes, em Botafogo.
'Enciclopédia do futebol' deu entrada na unidade com infecção pulmonar.O ex-lateral e ídolo do Botafogo Nilton Santos morreu, vítima de uma infecção pulmonar às 15h50 desta quarta-feira (27), na Fundação Bela Lopes, em Botafogo, Zona Sul do Rio. De acordo com a clínica, o quadro foi agravado por uma insuficiência cardíaca grave. O ex-craque também sofria de alzheimer. A morte foi confirmada pela assessoria de imprensa do clube.

O velório de Nilton Santos começou às 19h desta quarta no Salão Nobre do Clube de Regatas Botafogo. A cerimônia é aberta ao público. O corpo será velado até as 15h desta quinta-feira (28), e o enterro será no cemitério São João Batista, por volta das 16h de quinta.
Nilton Santos foi bicampeão mundial pela seleção brasileira em 1958, na Suécia, e 1962, no Chile. Ele tinha 88 anos e era conhecido como a "enciclopédia do futebol'. O ídolo do Botafogo foi eleito o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos pela Fifa, em 2000. Nilton Santos também foi o jogador que mais vestiu a camisa do glorioso: 718 partidas em 16 anos de clube. Em nota, o clube lamentou a perda.
Nota Oficial do Botafogo de Futebol e Regatas
Com sua habilidade e categoria, Nilton Santos ultrapassou o conceito de maior lateral-esquerdo da história do futebol mundial. Ao ser chamado de "A Enciclopédia do Futebol", teve de forma definitiva o merecido reconhecimento de sua incrível capacidade de encantar o torcedor. Em toda sua carreira jogou apenas no Botafogo e, além do Glorioso, a única camisa que usou foi a da Seleção Brasileira. No Botafogo, disputou 723 partidas, e marcando 11 gols. Na Seleção, fez 84 jogos, marcando 3 gols. Segurança na marcação era uma de suas virtudes. Com sua dinâmica de jogo, tornou-se o precursor dos laterais que buscavam o ataque, tendo marcado um gol na Copa de 1958, contra a Áustria, fato raro na época em que lateral era apenas marcador de ponta. Se taticamente tinha sua importância para o esquema do Botafogo e da Seleção, foi fora de campo que marcou um de seus mais belos gols: quando, após enfrentar Mané Garrincha num treino, Nilton praticamente forçou o Botafogo a contratar o então desconhecido ponta-direita.
Nilton Santos era conhecido como a 'enciclopédia do futebol' (Foto: Marcelo Monteiro / Globoesporte.com)
saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário