Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

domingo, 24 de novembro de 2013

Ministros que usam jatos da FAB degustam cardápios com lagosta e camarão

Avião da Força Aérea Brasileira: serviços especiais no transporte de ministrosEnquanto passageiros comuns enfrentam filas para embarcar e levantar voo nos principais aeroportos brasileiros, comem lanchinhos básicos servidos pelas companhias aéreas e aguardam pacientemente para pegar as malas despachadas, alguns ministros têm à disposição um cardápio completo e sofisticado quando se deslocam em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). E ainda contam com serviços de apoio integral na hora do embarque e do desembarque. O dinheiro público banca essa conta, que não é barata. Apenas no contrato que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) mantém com uma empresa fornecedora que presta serviços para pelo menos outras 12 pastas, além do Departamento de Polícia Federal, o valor desembolsado ultrapassa R$ 1,4 milhão este ano. No total, a RA Catering recebeu R$ 1,7 milhão do governo em 2013.
Os contratos assinados pelos órgãos federais deixam claro a missão da empresa: prestar serviços de comissária aérea, visando o fornecimento de refeições e lanches para o serviço de alimentação a bordo de aeronaves que conduzirem os ministros e suas comitivas em deslocamentos oficiais. Para isso, oferecem um menu sofisticado, digno de uma bela noite de jantar em solo: caviar, carne de coelho assada, pato, lagosta, camarão, picanha e até rã.
Os valores são salgados e não tiveram chance de ser reduzidos, pois a empresa não passa por licitação quando é contratada pelo Estado. Isso acontece porque, na versão oficial, trata-se de fornecedor exclusivo. A Inframerica, operadora do aeroporto de Brasília, tem uma declaração que informa que a “RA Catering é, atualmente, a única empresa especializada que comercializa e presta serviços de catering (fornecimento de equipamentos específicos ao acondicionamento e transporte de alimentos, além de carga e descarga desses mesmos utensílios) para as companhias que operam neste aeroporto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário