Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Marcolândia-PI,Escola da rede Municipal realiza I Gincana de Matemática



Aprender Matemática de forma lúdica e divertida. Foi com esse objetivo que a Unidade Escolar Mariano da Silva Neto, promoveu nesta quarta-feira (30/10/2013) a 1ª Gincana de matemática, voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.



O evento foi organizado e executado pelos professores de Matemática, Erisvaldo,Airton e Agaús.Participaram cerca de 484 alunos no total e o resultado é o melhor possível: dedicação aos estudos, envolvimento de todos e solidariedade em ajudar aqueles que têm mais dificuldade em aprender a Matemática.



Os alunos participaram de várias brincadeiras, divididos em 4 equipes cada uma de cor diferente, equipe,”A”-Azul,equipe”B”-Branco,Equipe”C”-Verde e equipe”C”-Amarela. Na final, os pontos foram somados sendo que a equipe vencedora foi a equipe Branca.



Todas as provas envolveram conhecimentos de operações matemáticas e permitiram a participação de todos os alunos.



“Nosso objetivo é contextualizar a utilização da matemática em situações a fim de contribuir para a valorização da cultura regional. Além de promover esse contato mais próximo com a Matemática de forma lúdica, as provas oportunizam a vivência de situações que exigem solidariedade e companheirismo entre os alunos”, completa a professor Airton.



Além das atividades lúdicas, os alunos tiveram de responder várias perguntas relacionadas às operações matemáticas. Durante a gincana que, tiveram uma disputa acirrada uma vez que o desempenho dos alunos também valerá ponto na nota mensal. Critérios como presença, participação, caracterização, animação, cooperação e solidariedade, além das respostas certas, foram utilizados na escolha da equipe campeã.



A equipe campeã foi a equipe Branca com 10,0 ,em 2º lugar equipe Verde com 9,0,em 3º lugar equipe Amarela com 8,5 e em 4º lugar equipe Azul com 8,0.



Esteve presente durante a gincana a Secretária de Educação Armandina vieira de Araújo.

Segundo a secretária “o objetivo da gincana foi provar que é possível realizar uma aprendizagem significativa, que prioriza o raciocínio lógico por meio de brincadeiras, além da integração entre alunos e professores.



A gincana é uma atividade que favorece a aprendizagem,pois privilegia o lúdico como forma de fomentar o desenvolvimento do raciocínio lógico e o prazer pelo habito de descobrir novos conhecimento e saberes”.



A gincana teve a coordenação e o apoio dos professores:Erisvaldo,Airton e Agaús.

Matéria e Fotos:Chagas Fotografias

Nenhum comentário:

Postar um comentário