Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Delegacia endurece lei e carros barulhentos são levados para o juiz

A justiça do Piauí autorizou infrações mais duras contra os motoristas que perturbam o sossego público. A partir deste mês, os carros apreendidos pela Delegacia do Silêncio ficaram retidos e serão encaminhados ao juiz. Antes, o veículo era liberado após a retirada do som e pagamento de multa. As apreensões cresceram cerca de 50% e uma média de 10 carros são retidos por final de semana. 

Fotos: Evelin Santos
A reincidência a lei do silêncio virou uma afronta à polícia. Um mesmo motorista já chegou a ser multado por 10 vezes e continua  desobedecendo a lei. 
O delegado Evaldo Farias, que coordena as Especializadas, ressaltou que outro problema grave é a falta de depósitos, já que os atuais estão superlotados. Mais de 90 paredões de som foram apreendidos este ano.

“Os dois depósitos da polícia não cabe mais e o do bairro Redonda não tem como receber mais equipamentos”, disse Evaldo Farias. 

Com a nova medida, os veículos apreendidos serão levados para o deposito do Detran. O delegado ressalta que o motorista fica responsável pela multa diária de R$ 20,65 e o reboque do carro.
Abuso no som
Nas operações que as policiais civis, militares e Strans realizam nos finais de semana têm flagrados paredões de som de até 103 decibéis, o dobro do permitido por lei. Em residências são tolerados 45 decibéis, nas áreas mistas (comercial e residências) são 55 decibéis, 60 em áreas comercais e 35 decibéis em regiões de preservação de ambiente, sítios e chácaras. 
As regiões mais barulhentas estão na zona Sul, Sudeste e Leste. “No Planalto Uruguai já localizamos até racha de som”.  
Agressão a policiais 
Evaldo Farias relatou que na operação realizada há uma semana uma policial foi violentamente agredida por um grupo de rapazes ao abordá-los pela Lei do Silêncio.
“Ela foi internada no hospital São Paulo e teve edema na cabeça. Estou solicitando a Polícia Militar mais reforço na operação para evitar esse tipo de reação”, disse Evaldo Farias. 
Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário