Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Deputados denunciam aumento da criminalidade no interior do Piauí

Uma comissão de deputados esteve com o secretário de Segurança Pública, Robert Rios, para pedir reforço na segurança das cidades do interior, porque os próprios policiais e delegados estão sendo vitimas de ameaças e atentados. O baixo contingente de policiais no interior tem elevado o número de ocorrência e assaltos a bancos, casas lotéricas e comércios em geral.
A comissão formada pelos deputados João de Deus (PT), Tererê (PSDB) e Ismar Marques (PSB) pediu reforço nas ações policiais no interior citando ocorrências em cidades como Parnaíba, José de Freitas, Miguel Alves e União, onde os índices de ocorrência dispararam.
Os deputados relataram um suposto atentado contra o delegado Marcos Bastos, da Central de Flagrantes de Parnaíba, na quinta-feira (22). Segundo o deputado Tererê, o delegado foi perseguido por duas pessoas em uma moto e seu automóvel foi alvejado.
“Acreditamos que seja uma retaliação por conta do trabalho que ele vem fazendo na cidade. Estamos pedindo que o Greco (Grupo de Repressão ao Crime Organizado) investigue o caso”, afirmou o parlamentar ao sair da reunião com o secretário de Segurança.
"Nos últimos dias prendemos muitos assaltantes. Estamos investigando o que pode ter acontecido. Mas pode ser retaliação. Só sei que foi no mesmo dia em que prendemos um grupo. Aqui estão acontecendo muitos assaltos", relatou o delegado Marcos Bastos.
Em Teresina, no inicio do ano, o policial militar Guido Martins de Araújo Filho, foi assassinado a tiros. O delegado Menandro Pedro, da GRECO, confirmou a prisão do acusado
Os deputados disseram que e preciso o reforço de segurança em diversas cidades. O deputado Ismar Marques disse que as casas lotéricas e os bancos em Miguel Alves estão fechados desde a morte do gerente do Banco do Brasil, Ademyston Rodrigues Alves, em abril. “A população precisa viajar 50 quilômetros, ir até União, para utilizar esses serviços.”, ressaltou, dizendo que querem resolução para o problema e a reabertura das agências bancárias.
Em José de Freitas, segundo o deputado João de Deus, a população e os comerciantes estão tendo prejuízos por conta dos pequenos delitos. “Os assaltos estão acontecendo no meio das ruas, a cidade não era assim, precisamos enfrentar essa situação”, relatou. Da mesma forma acontece no município de União. Os assaltantes estão saindo de Teresina e praticando delitos nas cidades circunvizinhas da capital. No interior, as quadrilhas interestaduais estão fazendo assaltos aos bancos, principalmente, nas pequenas cidades, onde tem um pequeno efetivo policial.

Com relação ao caso de Parnaíba, o secretário Robert Rios disse que vai enviar uma equipe de Teresina para investigar o suposto atentado pelo delegado. Ele acredita que Marcos Bastos tenha sido vítima de uma tentativa de assalto. “É difícil acreditar no atentado, porque Parnaíba não tem histórico nesse tipo de crime. Nós vamos investigar para ver o que houve”, garantiu. portal AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário