Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Correia Lima recorre para evitar ir a júri no "Caso Castelinho"

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) julga nesta terça-feira (27) recurso da defesa do ex-coronel José Viriato Correia Lima, acusado de comandar o crime organizado no Piauí nos anos 1990. Ele tenta evitar ir a júri popular pela morte do engenheiro José Ferreira Castelo Branco Filho, o Castelinho. 


O julgamento do recurso será na 2ª Câmara Criminal do TJ-PI, a partir de 9h da manhã. Além de Correia Lima, recorrem da decisão da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Teresina (PI) a viúva de Castelinho, Ana Zélia Correia Lima Castelo Branco, apontada como mandante do crime, e Francisco Moreira do Nascimento, também acusado de participação no homicídio, ocorrido no dia 8 de junho de 1999. Castelinho foi morto a tiros quando fazia caminhada.

Nos autos, a defesa de Correia Lima e Francisco Moreira do Nascimento pede que os dois sejam despronunciados por falta de indícios idôneos e suficientes de autoria do crime. 

Já a defesa de Ana Zélia argumenta que o processo é nulo porque a promotoria de justiça juntou depoimentos de pessoas ouvidas em uma "investigação policial paralela". Também alega falta de indícios suficientes que apontem a viúva como autora intelectual da morte do próprio marido. Para a defesa, Ana Zélia só tem seu nome ligado ao crime por estar "amarrada" ao ex-coronel Correia Lima, mesmo não sendo seu parente.

A Procuradoria de Justiça emitiu parecer contra o recurso, alegando que os réus foram pronunciados pelo crime de forma devidamente fundamentada.  

Outro processo
Na semana passada, o TJ-PI tirou de Correia Lima a acusação de formação de quadrilha no Caso Cabo Honório Barros Rodrigues. A decisão considera prescrição da denúncia e também beneficia outro acusado, José Enilson Couras, o Courinhas. No entanto, os dois ainda deverão ir a júri popular pelo crime de homicídio. 

Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário