Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sexta-feira, 19 de julho de 2013

População atendida por carro-pipa no PI estaria bebendo água contaminada

Em vistoria realizada na operação Carro-Pipa, o TCU-Tribunal de Contas da União detectou irregularidades na execução do programa. No Piauí, por exemplo, onde a auditoria foi realizada nas cidades de PIO IX e Alagoinha, o TCU detectou que 56 mananciais de água estão com o laudo de potabilidade vencido.
Essa dado, aponta que a saúde da população destes municípios, que consome a água distribuída por esses carros, corre riscos. “Foram observados diversos mananciais que possuíam laudos de potabilidade vencidos, como verificado no Estado do Piauí, que em dezembro de 2012, possuía 56 mananciais com laudos vencidos”, informa o relatório da auditoria.
A Operação Carro-Pipa faz parte do Programa Emergencial de Distribuição de Água do Governo Federal, que é de responsabilidade dos Ministérios da Integração Nacional e da Defesa. No entanto, é de responsabilidade das prefeituras fornecer laudos mensais.
O relatório do TCU também alerta para o risco da falta de um controle de qualidade da água distribuída pela operação Carro-Pipa. “Falhas na tempestividade no controle da qualidade podem ocasionar a captação de água imprópria”, declarou.

Fonte: 180 GrausImagem: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário