Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

terça-feira, 9 de julho de 2013

Piauí: operação desmonta quadrilha que explorava árvores em extinção

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídrico (Semar) concluiu na noite de segunda-feira (8) a Operação Aroeira II, que combateu a exploração dessa árvore no Sul do Estado. Além de madeira apreendida, a ação, que durou uma semana, confiscou equipamentos, destruiu fornos para queima de carvão e ainda embarcou loteamentos na região de Morro Cabeça no Tempo, 874 quilômetros ao Sul de Teresina (PI). 

Fotos: Semar/PI

A operação apreendeu 240 estacas e 40 toras de aroeira, árvore em extinção protegida por lei e de exploração proibida. A madeira já estava pronta para transporte. Caminhões iniciaram a transferência do produto para o Zoobotânico, em Teresina, onde também devem ficar motosserras e outros equipamentos apreendidos na operação, que flagrou depósitos no meio da mata onde a madeira era armazenada.

“Quando chegamos aos acampamentos, os madeireiros fugiram utilizando-se de armas de fogos. Nos acampamentos encontramos motosserra, motocicletas, uma grande quantidade de alimentos e água, redes para dormir e todo o material que garantiria a manutenção no meio da mata, por pelo menos uma semana”, disse o fiscal ambiental Francisco Mascarenha. 

A madeira será doada para instituições sem fins lucrativos. Os equipamentos poderão ser devolvidos se os proprietários comparecerem até a Semar comprovando sua posse.

 
De acordo com fiscais da Semar, madeireiros passam semanas acampados na mata, em área de difícil acesso, para fazer o corte da árvore, que pode atingir mais de 20 metros de altura e tem alto valor na construção de imóveis. O produto iria para Bahia, Minas Gerais e São Paulo. 

Os fiscais notificaram dois loteamentos irregulares, embargados por falta de documentação de licenciamento e/ou execução de serviços fora do que permitia sua licença. A Polícia Ambiental deu suporte para a equipe da Semar. Ninguém foi preso. “A multa para este tipo de crime ambiental, considerando uma área superior a 100 hectares, é de R$ 90 mil”, acrescentou Mascarenhas.


A Semar divulgou o telefone (86) 9937-4153 para denúncias de crimes ambientais feitas pela população. 

Outras ações
A operação ainda lacrou um matadouro particular na região de Uruçuí. O estabelecimento já havia sido embargado, mas continuava a funcionar. A multa é de R$ 50 mil. 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário