Goverdo do Estado do Piauí

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Palmeirais: operação flagra extração de madeira ilegal e cinco são presos

Cinco homens foram presos por extração ilegal de madeira em Palmeirais, a 108 km de Teresina. A operação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídrico (SEMAR), flagrou o grupo neste fim de semana, após denúncia de um morador da região.

Fotos: Semar/PI

“Recebemos uma denúncia e partimos para fiscalizar e  constatamos  que os operários já trabalhavam no beneficiamento da madeira na forma de caibros e ripas”, afirmou Francisco Mascarenhas, fiscal da secretaria.


No total, foram contabilizadas 35 árvores cortadas das espécies: Angico Preto, Jatobá, Pau Roxo e Pau D´arco. Árvores que chegam a mais de 25 metros de altura. Segundo os operários, a madeira seria transportada para o município de São Pedro do Piauí, onde seria utilizada na construção de casas.


Foram apreendidos no local duas motosserras, espingarda, motos e outros equipamentos que estavam sendo empregados na ação de desmatamento ilegal. As prisões foram feitas pelo Batalhão de Polícia Ambiental, que acompanha todas as operações.


A equipe da SEMAR aplicou multa no valor de R$ 9.900, por desmatamento ilegal e beneficiamento da madeira e mais R$ 2 mil. Todo o material apreendido encontra-se na SEMAR.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário