Goverdo do Estado do Piauí

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Deputado federal Assis Carvalho solicita ao MEC curso de Medicina para Picos

Deputado Federal Assis CarvalhoO deputado encampou a luta nos últimos dois anos, conseguindo autorização do ministro daEducação e a cessão do Hospital Regional para funcionar como hospital escola. O curso deve iniciar em 2014.
O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) enviou requerimento de Indicação 4972/2013 ao Ministério da Educação (MEC) solicitando a implantação do curso de Medicina, no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na cidade de Picos.
O deputado argumentou que a expansão das vagas nos cursos de Medicina faz parte do Pacto Nacional pela Saúde, lançado pelo Governo Federal recentemente, que visa aumentar o número de profissionais médicos em todo país. E que hoje, os cursos de Medicina no Brasil estão concentrados em 57 cidades e a meta do MEC é que novos cursos sejam abertos em 60 novos municípios, chegando a um total de 117 até 2017.
No final de semana passado, o deputado (que é membro da comissão que analisa a Medida Provisória 621/2013 – Mais Médicos) participou de um evento, organizado pelo campus de Picos, onde foram discutidas questões de saúde do município como o funcionamento da Policlínica, a construção do Centro de Referência Médica de Picos e a instalação do curso de Medicina na cidade. Os debates foram organizados pela diretora da UFPI de Picos, Maria Alveni Barros.
Deputado Federal Assis Carvalho
A Policlínica foi construída na gestão de Assis como secretário de Saúde e encontra-se fechada, dependendo de um convênio para funcionamento. Já o Centro de Referência Médica tem recursos do Ministério da Saúde conseguidos pelo deputado Assis Carvalho e estão disponíveis, aguardando que o Estado sane algumas pendências para ter acesso aos recursos. É necessário que as estruturas funcionem como hospital escola, exigência do MEC para implantação dos cursos de Medicina.
Picos possui cinco campus de ensino superior, sendo duas universidades públicas (UFPI e UESPI – Universidade Estadual do Piauí). O município fica localizado na região centro-sul do Piauí, no cruzamento de várias rodovias, ligando o Piauí ao Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia. Sua região de influência atinge cerca de 60 municípios.
Parnaíba teve um curso recentemente aprovado nessa área. O deputado Assis Carvalho encampou a luta nos últimos dois anos, conseguindo autorização do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e a cessão do Hospital Regional para funcionar como hospital escola. O curso deve iniciar em 2014.Â

Nenhum comentário:

Postar um comentário