Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Canos de adutora rompem e alagam ponte em Fronteiras


Um aumento da pressão na rede de abastecimento de água da cidade de Fronteiras, gerado pela liberação parcial da adutora Piaus I, causou o rompimento de canos no sistema do município. Duas juntas tubulares, que passam sobre a ponte do Rio Socorro, se romperam por volta do meio-dia desta quinta-feira (18).
A quebra dos canos formou uma espécie de fonte de água jorrante. Crianças aproveitaram a situação para transformar o fato em brincadeira. A ponte fica localizada na Avenida José Aquiles de Sousa, zona urbana do município.
O sistema adutor Piaus I sequer foi inaugurado ainda. A rede de abastecimento está em fase de testes, segundo afirmou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), órgão gestor da adutora.
Possivelmente, a água bombeada por Piaus chegou com pressão acima do recomendado na rede de distribuição de Fronteiras. A tubulação antiga não suportou o volume de água e rompeu. De acordo com o a Coordenadoria de Comunicação do Estado (Ccom), a falha está sendo corrigida.
A obra da adutora de Piaus permanece sob responsabilidade da Construtora Jurema. A empresa contratada para construir o sistema de adutor realiza testes há aproximadamente um mês.
O adutora, informa a Ccom, está em fase de finalização, com inauguração prevista até setembro deste ano. Quando pronta, deverá abastecer os municípios de São Julião, Pio IX, Fronteiras, Vila Nova e Campo Grande. A obra está orçada em R$ 33,6 milhões e é construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Portal:  Portal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário