Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Protesto reúne 15 mil pessoas em Teresina. Veja fotos aéreas!

Mais de 15 mil pessoas ocuparam a avenida Frei Serafim e o Centro de Teresina, na tarde de ontem, durante os protestos contra a corrupção e outras mazelas no Brasil. A mobilização, que segue diretrizes nacionais, teve início por volta das 16h. A principal avenida da capital foi fechada por volta das 15h. Gente de todas as idades, camadas sociais, estudantes, profissionais das mais diversas áreas foram às ruas mandar seu recado para a classe política e os gestores públicos brasileiros.
 
A lista de reivindicações engloba desde melhorias em serviços de saúde, educação e transporte público, o fim dos gastos excessivos com a copa e a defesa de causas que envolvem igualdade social - no caso, por exemplo, dos homossexuais e representantes de instituições como o Ministério Público, que luta contra a aprovação da PEC 37. "A gente está protestando por um país melhor, um país onde todos tenham direito a educação e a saúde, não um país que gasta bilhões com copa e esquece as pessoas nos hospitais sofrendo nos corredores. Gente sem estudar por causa das escolas deterioradas", diz a estudante de Letras Cleudeane Ribeiro, da Universidade Federal do Piauí. 
 
Para ela, a junção de todas as reivindicações serve para que os políticos enxerguem que é uma luta por um país melhor. "Essa história que o movimento é sem rumo por causa de várias reivindicações não existe. No momento em que o país vai atrás dos seus direitos, você almeja ser atendido", explica. No meio da multidão, um grupo de promotores de justiça vestidos por uma única causa: a não aprovação da PEC 37. A Proposta de Emenda Constitucional 37/2011 retira o poder de investigação criminal do Ministério Público, passando a ser exclusivo das polícias federal e civil. 
 
Segundo a promotora de Justiça Rita de Fátima Teixeira, caso a PEC seja aprovada vai ficar ainda mais fácil a prática da corrupção no Brasil. "Não me sinto de jeito nenhum como uma pessoa estranha nesse movimento. Além de promotora, eu sou uma cidadã brasileira. Uma coisa que o promotor nunca esqueceu é que ele é um cidadão e deve estar sempre ao lado do povo, defendendo seus direitos. E essa PEC 37 claramente vai de encontro ao povo brasileiro", desabafa.
O polêmico projeto que prevê a "cura gay" também foi motivo de protesto na avenida Frei Serafim. De autoria do deputado Marco Feliciano (PSC-SP), o projeto foi aprovado esta semana na Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. "Ele é um despreparado para o cargo. Não representa os homossexuais. E uma vergonha para o Brasil", disse a manifestante Maria Laura.
 
O percurso da passeata foi considerado tranqüilo apesar da grande aglomeração de pessoas. As lojas do Centro e da avenida Frei Serafim fecharam parcialmente. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, por exemplo, funcionou normalmente. "Como o atendimento é agendado, os serviços continuaram a ser feitos. Faltou apenas um profissional, acho que temendo a manifestação", disse um funcionário. Após se aglomerar em frente ao Palácio de Karnak, os manifestantes seguiram até a Prefeitura de Teresina e, em seguida, se dirigiram para a Assembleia Legislativa do Piauí.
 

Fotos: Alex Galvão
Fonte: Diário do Povo

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário