Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

sábado, 8 de junho de 2013

Lula conclui visita ao Equador e enaltece legado social de seu governo

Quito, 7 jun (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu nesta sexta-feira uma visita de dois dias ao Equador, onde recebeu a mais alta condecoração do país e três títulos honoris causa de universidades locais, com um discurso enaltecendo as conquistas sociais de seu mandato.
Lula, que ontem foi condecorado com a ordem 'São Lázaro' pelo presidente equatoriano, Rafael Correa, recebeu hoje em Quito os títulos honoris causa concedidos pelas universidades Internacional, Andina Simón Bolívar e a Escola Politécnica do Litoral.
O ex-presidente, vestido com toga, recebeu as condecoração em cerimônia realizada na Sala Capitular do convento de Santo Agostinho, no centro colonial de Quito.
Lula realizou um discurso sobre a importância da educação para os países latino-americanos e disse que o setor deve ser 'uma prioridade' para os governos da região.
Além disso, afirmou que em seu mandato a educação técnica e superior foi fortalecida e se abriu para segmentos sociais tradicionalmente excluídos.
A inteligência não está ligada à origem de uma pessoa, mas 'ao tipo de oportunidades que tem', disse Lula, para quem a América Latina pode se transformar em uma região exportadora de conhecimento.
O ex-presidente disse que no Brasil o Estado garante agora que a população tenha uma educação gratuita e de excelência.
Além disso, Lula afirmou que as mudanças realizadas significaram 'o ingresso digno' da juventude no mercado de trabalho, pois agora o país tem cerca de 290 escolas de ensino técnico.
Lula contou em seu discurso que nos primeiros anos de sua administração proibiu os ministros de utilizarem a palavra 'despesa' quando se referiam ao setor da educação, assistência aos pobres e desenvolvimento de ciência e tecnologia.
'Eles tinham que entender que isso não era uma despesa, mas um investimento que traz um retorno rápido e imediato', explicou.
Lula disse ainda que os países latino-americanos precisam 'ser capazes de construir uma ética da solidariedade' que rejeite todas as formas de exclusão, porque 'a felicidade e a oportunidade não pode ser só um patrimônio de quem podem pagar por elas'.
'Temos que lutar por um mundo mais justo' e 'as universidades devem ser protagonistas ativas da construção desse novo mundo possível', discursou Lula.
O ex-presidente voltará hoje mesmo ao Brasil, após encerrar em Quito uma viagem que incluiu também Colômbia e Peru.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário