Goverdo do Estado do Piauí

Goverdo do Estado do Piauí
Governo do Estado do Piauí

terça-feira, 21 de maio de 2013

Dilma Rousseff reafirma que o Bolsa Família não corre riscos


Após boator, houve um corre-corre às agências da Caixa Econômica Federal. Ao todo, 900 mil pessoas sacaram R$ 152 milhões em benefícios.

A presidente Dilma Roussef reafirmou, nesta segunda-feira (20),  que o Bolsa Família não corre riscos. E chamou de criminosos os boatos sobre o fim do programa.
No fim de semana houve um corre-corre às agências da Caixa Econômica Federal. Novecentas mil pessoas sacaram R$ 152 de milhões em benefícios. Nesta segunda-feira (20), o movimento nas agências ainda era muito grande.
Desde cedo, longas filas se formaram nas agências da Caixa. Na região metropolitana de Belém a fila dava a volta no quarteirão. No Recife, beneficiários do Bolsa Família não sabiam o que fazer.
“Eu recebo quarta-feira, que é no dia 24, mas o pessoal está dizendo que a última vez é hoje, foi ontem. Eu vim arriscar hoje para ver se eu recebo’, disse uma idosa.
No Rio de Janeiro, também. “É comentário de vizinho, para correr logo para receber o dinheiro. Aí eu vim com os cartões, mas mandaram eu voltar dia 22”, conta uma mulher.
Informações falsas sobre o fim do Bolsa Família se espalharam no fim de semana por 13 estados e milhares de beneficiários correram para sacar o benefício.
Segundo a Caixa Econômica Federal, o pagamento dos benefícios no fim de semana só foi liberado para evitar tumultos. Mas nesta segunda-feira o calendário voltou a ser cumprido rigorosamente. A Caixa pede ao beneficiário que só tente sacar o dinheiro no dia programado.
"O valor que ele tem a receber é o mesmo que ele tem recebido ao longo desses meses. O lugar onde ele recebe é o mesmo lugar, pode ser em uma agência, em um correspondente, em um lotérico, em um terminal eletrônico”, explica o vice-presidente de governo e habitação da Caixa Econômica Federal, José Urbano Duarte.
A Polícia Federal já abiru inquérito para apurar a origem dos boatos. Nesta segunda-feira, em uma rede social, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos Maria do Rosário escreveu que os boatos sobre o fim do Bolsa Família teriam vindo da oposição. Mais tarde, disse que não tinha informações e que não queria politizar.

Mas, no Congresso, a oposição reagiu. O PSDB quer ouvir explicações da ministra. O presidente da Mobilização Democrática criticou a ministra.
“Que a Polícia Federal apure. O que não pode é uma ministra de estado, irresponsavelmente, acusar a oposição como fez, de forma leviana, a ministra Maria do Rosário”, declarou o deputado Roberto Freire, presidente do Mobilização Democrática.
Em viagem a Pernambuco, a presidente Dilma reforçou que o Bolsa Família está mantido e não corre riscos. Ela chamou de criminoso o autor dos boatos.
“É algo absurdamente desumano o autor desse boato, por isso, além de ser desumano ele é criminoso. Por isso, nós colocamos a Polícia Federal para descobrir a origem de um boato que tinha por objetivo levar a intranquilidade aos milhões de brasileiros que nos últimos dez anos estão saindo da pobreza extrema”, disse a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário